Início > Desenvolvimento Social > SMDS realiza mobilização contra o trabalho infantil no carnaval

SMDS realiza mobilização contra o trabalho infantil no carnaval

Compartilhe isso:


Publicado em:  25/02/2019

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, através da coordenação do Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil (PETI) da Proteção Social Especial (PSE) junto com a Proteção Social Básica (PSB), realizarão a 1ª Mobilização Contra o Trabalho Infantil no Carnaval, nesta quarta-feira (27), a partir das 9h, em frente ao prédio do relógio, em Alcântara.

De acordo com o mapeamento do Serviço Especializado em Abordagem social para Crianças e Adolescentes (SEACA), 82% das crianças nas ruas de São Gonçalo realizam trabalho infantil. Apenas 1% por conta do uso de drogas, a maioria está nas ruas para complementar a renda em casa ou por falta de oportunidades e incentivos à outras atividades.

“Essa mobilização tem como objetivo sensibilizar as pessoas que frequentam, moram ou trabalhem em Alcântara e região, para que a gente consiga mostrar a importância do combate ao trabalho infantil nessa época de carnaval. Essa ação visa mostrar que é preciso denunciar através do Disque 100 o trabalho infantil que só traz danos para saúde e para o desenvolvimento desses menores”, afirmou Susana Gonçalves, coordenadora do PETI.

De acordo com a lei, a idade mínima para o ingresso no mercado de trabalho é 16 anos, e a partir dos 14 apenas como jovem aprendiz. Entretanto, as estatísticas apontam uma outra realidade. No Brasil, mais de 1 milhão de crianças de cinco a 15 anos estão em situação de trabalho infantil, de acordo com a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad).

“Só dando visibilidade a essa prática proibida por lei, com probabilidade de causar danos irreversíveis as nossas crianças, é que estamos aqui para dizer não e mostrar aos cidadãos do nosso município que seremos firmes no combate ao trabalho infantil em destaque a esses dias de folia”, conta Mariangela Valviesse, subsecretária da PSE.

Autor: Luciana Pimentel

Notícias relacionadas

Skip to content