Assistência Social
Aulas na Padaria Escola seguem a todo vapor
21/04/2025
Cerca de 100 pessoas participaram da formatura do Curso de Inclusão Produtiva, que marca a grande conquista do estudante, que se torna oficialmente um profissional na área em que escolheu atuar. Esta foi a primeira de três formaturas, onde os alunos de panificação, barbearia, maquiagem e pizzaiolo receberam seus certificados. Em setembro de 2017 , a secretaria Municipal de Desenvolvimento Social retomou o projeto de inclusão qualificando mais de mil gonçalenses em mais de 20 cursos profissionalizantes gratuitos, e hoje foi o encerramento deste ciclo.
Os cursos foram oferecidos em nove Centros Referência de Assistência Social (CRAS), com o objetivo de descentralizar, e poder ofertar e capacitar a população gonçalense para o mercado de trabalho. O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Marlos Costa, ressaltou a importância da profissionalização da população gonçalense e a geração de emprego e renda.
“Apesar das dificuldades que o nosso município enfrenta, o nosso prefeito José Luiz Nanci nos possibilitou que todos os cursos fossem realizados e concluídos com sucesso, e agora os alunos poderão aturar em suas áreas específicas. Mais do que capacitar para o mercado de trabalho, estamos apostando e investindo em sonhos da nossa população. A retomada das capacitações representa o compromisso da secretaria em atender mais e melhor todo cidadão gonçalense “, disse.
A aluna de maquiagem Gabriela Calazans, 19 anos, já está atuando na profissão e na realização de um sonho.
“Eu sempre quis me especializar em maquiagem, era um sonho, mas nunca tive a oportunidade, pois os cursos são caros. Hoje fico muito feliz de poder exercer a profissão, ter meu certificado e poder atuar na área sem nenhum custo”, disse.
Em busca de uma colocação no mercado de trabalho, o agora barbeiro profissional, João Paulo Silva, de 23 anos, morador do bairro Jardim Catarina, já começou a trabalhar na área antes mesmo do curso encerrar.
“Eu fiquei sabendo do curso na minha escola , onde estou terminando o ensino médio. E logo após algumas aulas já comecei a trabalhar na barbearia de um amigo no bairro onde eu moro com a minha família. Tenho um filho de três anos e tudo o que eu quero é poder cuidar dele e da minha esposa. O curso foi muito importante pra mim e espero me profissionalizar cada vez mais”, ressaltou.
Cerca de 500 pessoas participarão das próximas formaturas, que acontecerão no dia 22, na sede do Bolsa Família, e no dia 26, no CRAS Engenho Pequeno.
As capacitações foram para os cursos de telemarketing, cabeleireiro/barbeiro, Informática, Designer Gráfico , Confeitaria e Doces Finos, Corte e Costura e pintura em tecido, Depilação, Profissional de Beleza, Recepcionista, Fotografia Digital , Eletricista e Cuidador de Idosos, dentre outros. Além dos CRAS, através de parcerias , a SMDS ofertou vagas também na sede do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e na instituição Macadeski. Nos próximos meses novas turmas serão abertas.
Autor: Ascom
Foto: Lucas Alvarenga
Fonte: SMDS
Notícias relacionadas
Mais Acessados