Início > Desenvolvimento Social > SMDS realiza reunião com equipes técnicas do CREAS

SMDS realiza reunião com equipes técnicas do CREAS

Publicado em:  27/03/2017

Diferente dos Centros de Referência e Assistência Social (Cras), que são a porta de entrada para os benefícios sociais e possui um trabalho de prevenção às situações de vulnerabilidade, o Centro Especializado de Assistência Social (Creas) atua oportunizando novas possibilidades aos que se encontram em situações de violação de direitos e demais violências. Na tarde desta segunda-feira (27), o secretário de Desenvolvimento Social, Marlos Costa, se reuniu com as equipes técnicas dos equipamentos, formadas por psicólogos, assistentes sociais e pedagogos, para conversar sobre novas formas de ampliar e potencializar os serviços.

O município de São Gonçalo conta com cinco unidades do Creas, nos bairros Vista Alegre, Jardim Catarina, Arsenal, Mutondo e Luiz Caçador. Os Centros Especializados têm como maior público jovens e adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. Atualmente, a unidade do Luiz Caçador comporta o maior número de atendimentos a esta faixa etária (85).

Dentre os assuntos pautados, os principais foram a necessidade de um aumento da equipe técnica que atua em cada unidade; a importância do diálogo de assistência em rede, contando com o apoio de outras secretarias e equipamentos, uma vez que grande parte desse público é aluno da rede municipal de ensino; além da importância dos jovens encontrarem nos Centros a oportunidade de novas possibilidades e trajetórias de vida.

“Com mais de 20 anos como servidor posso dizer que acredito no serviço público como forma de diminuir as desigualdades sociais, uma vez que ele seja feito com seriedade, funcione e de fato atenda os que realmente precisam. Reunir as equipes técnicas, trocar experiências e tratar das dificuldades e desafios só irão refletir de forma positiva em um atendimento humanizado e mais próximo da população”, afirmou o secretário.

Dentre as atividades desenvolvidas nas unidades estão a produção de materiais educativos, realização de visitas domiciliares, atendimento familiar e reinserção dos jovens no mercado de trabalho.

O equipamento também conta com o serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Família e Indivíduos (Paefi). O Paefi é um serviço de apoio, orientação e acompanhamento a familias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos. A equipe do Creas acompanha as famílias, buscando restabelecer a autonomia de cada membro e fortalecimento de vínculos.

Autor: Thayná Valente
Foto: Julio Silva