Início > Desenvolvimento Social > SMDSIA e Semimd restringem atendimentos e adotam medidas de combate ao Coronavírus

Publicado em:  17/03/2020

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Infância e Adolescência (SMDSIA) publicou no Diário Oficial do município, desta terça-feira (17), a portaria que estabelece medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do novo Coronavírus (Covid-19).

De acordo com o documento estão suspensas todas as atividades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), pelo prazo de 15 dias, podendo haver prorrogação.

No Bolsa Família ficam suspensos os atendimentos de primeiro cadastro e cadastros novos, ficando restrito o atendimento a situações como bloqueio, suspensão ou cancelamento do Bolsa Família ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Os profissionais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) com idade igual ou superior a 60 anos e gestantes deverão ser dispensados do serviço, devendo permanecer em casa.

No Centro Dia do Idoso, no Jardim Catarina, e no Centro Dia do Deficiente, em Vista Alegre, todas as atividades estão suspensas pelo prazo de 30 dias, podendo haver prorrogação.

Nas Instituições de Acolhimento, inicialmente, pelo prazo de 15 dias, estão suspensas as visitações.

Estão suspensas todas as atividades do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) pelo prazo de 30 dias. O Serviço de Abordagem estará atuando nos períodos diurno e noturno nos pontos de concentração dos moradores em situação de rua.

As visitações e reuniões do Programa Criança Feliz estão suspensas pelo prazo de 15 dias, podendo haver prorrogação.

Estão suspensas as reuniões, palestras, capacitações e eventos agendados no mês de março na SMDSIA, até orientação futura dos órgãos oficiais.

Semimd

A Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Idoso, Mulher e Pessoa com Deficiência (Semimd), de acordo com a portaria publicada no Diário Oficial desta terça-feira, considerando a importância das ações preventivas para reduzir o risco de contágio e transmissão viral e a especial relevância de resguardar pessoas deficientes, idosas, com comorbidade ou doença crônica, notadamente respiratória, que compõem grupo de risco com maior potencial de contágio pelo COVID-19, define que estão suspensos os atendimentos ao público na sede da Semimd, em Venda da Cruz, no prazo de 14 dias, podendo ser prorrogado, conforme determinação legal.

Os atendimentos às mulheres em situação de violência doméstica, sexual e de gênero, realizados nos Centros Especiais de Orientação à Mulher Zuzu Angel e Patrícia Acioli (Ceom) continuarão sendo realizados de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, pelos profissionais dos equipamentos, que trabalharão em regime de escala.

Estão suspensos os atendimentos presenciais do público externo e interno nos Centros de Referência para o Idoso, Mulher e Pessoa com Deficiência, localizados no Jardim Catarina e Venda da Cruz, pelo prazo de 30 dias, podendo este período ser prorrogado.

Todas as atividades externas e internas, que impliquem em treinamento ou capacitação de servidores ou público em geral em eventos, cursos e feiras e no Programa Lidera Mulher, vinculados à Semimd, estão suspensas pelo prazo de 30 dias, podendo este período ser prorrogado.

Durante o período de suspensão temporária das atividades da pasta, o atendimento será através dos seguintes endereços eletrônicos: Subsecretaria do Idoso – atencaoidoso@gmail.com; Subsecretaria da Mulher – subsecretariademulheressg@gmail.com; Subsecretaria da Pessoa com Deficiência – subsecretariapcdsg@gmail.com e pela Equipe Técnica – capacitasemimd@gmail.com. O contato poderá ser feito igualmente através da página no Facebook: Semimd PMSG, das 9h às 16h30.

Autor: Luciana Pimentel
Fonte: SMDS