Início > Desenvolvimento Econômico > Subsecretaria de Trabalho realiza evento em Alcântara

Subsecretaria de Trabalho realiza evento em Alcântara

Publicado em:  02/05/2017

Em comemoração ao Dia do Trabalhador, a Subsecretaria Municipal de Trabalho promoveu, nesta terça-feira (2/5), um evento na Rua Yolanda Saad Abuzaid, em Alcântara. Através da ação realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciências e Tecnologias, Agricultura e Pesca, e Trabalho, 41 pessoas puderam retirar a 1ª e 2ª vias da carteira de trabalho e 350 pessoas receberam orientações sobre seguro desemprego e encaminhamento para vagas de empregos.

Pessoas de diversas idades compareceram em Alcântara em busca de uma oportunidade e o jovem Rhuan Coroa, de 14 anos, foi um deles. O adolescente, que cursa o primeiro ano do ensino médio, aproveitou a oportunidade para retirar a primeira via da carteira de trabalho e ir em busca de uma colocação como jovem aprendiz. O irmão João Victor, de 18 anos, também conseguiu fazer a carteira e já tem emprego garantido.

“Retirar a carteira no Ministério do Trabalho está muito difícil. As datas estão muito distantes e não podemos esperar tanto. Aproveitei a oportunidade desse evento para garantir a minha. Agora vou em busca de uma vaga de jovem aprendiz para que eu consiga conciliar com meus estudos”, disse Rhuan.

De acordo com o subsecretário de Trabalho, Douglas Ruas, a ação aproveita a data para mostrar à população os serviços oferecidos pela Subsecretaria.
“O Sistema Nacional de Emprego (Sine-SG), em parceria com a prefeitura, oferece diversas vagas, para diversas escolaridades. No atendimento de hoje conseguimos atender várias pessoas que saíram com encaminhamento para entrevistas e foram cadastradas no sistema do Sine. Em parceria com empresas do município, a intenção é aumentar ainda mais o leque de oportunidades”, afirmou o subsecretário.

Para Renato Lima, de 39 anos, o evento é uma esperança em mudar a vida, já que está desempregado há mais de 2 anos e a volta ao mercado de trabalho está bem difícil. Ele fez a seleção com um atendente e foi encaminhado para vaga de fiscal de loja, com entrevista marcada para o dia 11.

“As empresas precisam de gente para trabalhar, mas o caminho que procuramos, às vezes, é errado e ao nos proporcionarem uma oportunidade de conseguir uma recolocação é a certeza de que não podemos desistir nunca”, diz Renato.

Para quem não conseguiu ser atendido no evento, as vagas oferecidas são disponibilizadas também no Posto do Sine do Shopping Partage, centro de São Gonçalo, das 8h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira, na Avenida Presidente Kennedy, 425, piso G3.

Foto: Girley Oliveira