Início > Ordem Pública > Tecnologia para garantir a segurança na Arena São Gonçalo

Tecnologia para garantir a segurança na Arena São Gonçalo

Publicado em:  06/02/2023

Grande eventos contam com braço da Central de Segurança de São Gonçalo (CSSG)

Grandes eventos que recebem muito público na Arena São Gonçalo precisam de segurança reforçada para garantir a tranquilidade dos visitantes e para que todas as atrações possam acontecer sem transtornos. Todos os grandes eventos que são realizados em parceria com a Prefeitura de São Gonçalo agora contam com vigilância em tempo real, realizada com o auxílio do ‘guardião’, um braço da Central de Segurança de São Gonçalo (CSSG).

O trailer da Central de Segurança foi montado especialmente para monitorar e dar suporte à segurança. Atualmente, o evento Sesc Verão conta com o auxílio do ‘guardião’ .

“Investimento na tecnologia em favor da segurança é uma das determinações do prefeito Capitão Nelson para que possamos trabalhar em conjunto com todos os parceiros que realizam eventos na Arena São Gonçalo. O objetivo é que , em breve, o município também seja um colaborador direto das forças de segurança do  Estado com o cercamento eletrônico realizado em todo o município”, disse o secretário de Transportes, Fábio Lemos.

Para realizar o monitoramento da Arena São Gonçalo, 14 câmeras estão em funcionamento, cada uma delas localizada em ponto estratégico. Uma visão panorâmica e precisa de toda a movimentação no local, feita em 360 graus, é proporcionada por uma câmera do tipo speed dome, posicionada junto ao Guardião da Central de Segurança de São Gonçalo (CSSG). Todas as imagens captadas pelas câmeras são gravadas.

Em caso de algum delito ser flagrado pelas câmeras, a Prefeitura aciona imediatamente a segurança contratada para atuar no evento ou mesmo a Polícia Militar, para que possam tomar as medidas cabíveis.

No horário dos shows, onde a movimentação é maior e o local recebe mais público, a câmera speed dome é mais exigida, para que qualquer tipo de delito que venha ser flagrado no local seja prontamente notificado.

Central de Segurança de São Gonçalo

A Central de Segurança de São Gonçalo (CSSG) é um moderno sistema de videomonitoramento, que fica baseado na Secretaria de Ordem Pública, no bairro Estrela do Norte. Seu sistema, que está em fase final de implementação, vai permitir a identificação de placas de veículos, reconhecimento facial e armas de fogo.

Ao todo, serão utilizados no monitoramento, 310 câmeras de última geração, sendo 200 câmeras panorâmicas, 60 para identificação de placas de veículos, 30 do tipo speed dome – dispositivo para monitoramento a grandes distâncias – , e 20 para identificação facial. As câmeras estão sendo implantadas em pontos estratégicos da cidade para auxiliar nas ações de segurança no município.

Foto: Renan Otto