Início > Meio Ambiente > Termo de Cooperação é discutido para capacitar GPAm

Termo de Cooperação é discutido para capacitar GPAm

Publicado em:  07/12/2017

Com objetivo de garantir a capacitação dos guardas municipais de São Gonçalo que atuam no Grupamento de Proteção Ambiental (GPAm), foi realizada reunião, nesta quarta-feira (6), na sede da Guarda Municipal (GM) do Rio de Janeiro, em São Cristóvão. Durante o encontro, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e as GMs dos dois municípios discutiram a criação de um Termo de Cooperação Técnica que contemple cursos de qualificação para os agentes.

A GPAm possui diversas funções, como atuar realizando apreensões de animais abandonados e monitorar e garantir a segurança da Área de Proteção Ambiental (APA) do Engenho Pequeno. O Termo de Cooperação irá garantir a capacitação de 25 guardas nesta área, além de mais 25 para atuarem na parte de inteligência.

De acordo com a coordenadora de projetos da Secretaria de Meio Ambiente de São Gonçalo, Aretha Salles, os alunos receberão aulas de temas variados e importantes para o exercício da função. O curso será ministrado por profissionais do próprio município e por guardas do Rio de Janeiro.

“A GM do Rio já realiza este curso em cidades não só do Estado, mas de todo o Brasil. É um trabalho de referência. Os guardas da nossa cidade vão ter aulas de história e relevo de São Gonçalo, segurança na mata, resgate de animais, como lidar com animais peçonhentos, combate ao fogo, primeiros socorros, impacto ambiental e do solo, entre outros”, explicou.

A reunião foi presidida pela inspetora geral da GM do Rio de Janeiro, Tatiana Teixeira; comandante da GM de São Gonçalo, Carlos Machado; e subsecretário municipal de Meio Ambiente, Diego Alves.

Autor: Aaron Cesar