Meio Ambiente e Transportes
São Gonçalo realiza segunda oficina de zoneamento da APA Alto do Gaia
30/01/2026
Apenas no mês de janeiro, operação vistoriou mais de 1.800 motos
Mais de 520 motocicletas foram abordadas nas ações desta semana da Operação Tolerância Zero contra motos barulhentas. Uma das ações aconteceu na segunda-feira (26) e outra nesta quinta-feira (29), ambas no bairro Raul Veiga. Iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente e Transportes da Prefeitura de São Gonçalo, a operação visa combater motocicletas com escapamentos irregulares, descargas adulteradas e sem placa.
Durante as abordagens, os agentes da Prefeitura utilizam um decibelímetro para verificar se os escapamentos das motos estão dentro dos padrões permitidos por lei. Caso o equipamento indique que não estão em acordo, as motos são removidas ao Pátio Municipal.
Na segunda-feira (26), no período da tarde, foram realizadas 263 abordagens, com nove motos tendo sido removidas ao Pátio Municipal: cinco após terem sido reprovadas no teste com o decibelímetro, três após os motoristas tentarem se evadir e uma sem placa. Foram emitidos 47 autos de infração.
Na noite de quinta-feira (29), foram abordadas 264 motocicletas, com sete removidas ao Pátio Municipal: quatro por tentativa de evasão dos motociclistas, duas reprovadas no teste com o decibelímetro e uma sem placa. Foram emitidos 59 autos de infração.
Apenas no mês de janeiro de 2026, somando todas as operações, foram realizadas 1.827 abordagens, com a emissão de 313 autos de infração e 67 motos removidas ao Pátio Municipal. A ação conta com o apoio do programa Segurança Presente, do 7º Batalhão da Polícia Militar, e da Guarda Municipal.
“Já realizamos quase 2 mil abordagens a motocicletas no mês de janeiro. Isso mostra o quanto estamos focados no combate às irregularidades pela cidade. Esse mesmo trabalho foi desenvolvido em 2025, quando teve início, e seguiremos com as operações a todo vapor agora em 2026 também. Sentimos que estamos fazendo a diferença e transformando a vida dos gonçalenses no trânsito”, disse o secretário de Meio Ambiente e Transportes, Fabio Lemos.








Autor: Ascom
Foto: Fabio Guimarães
Notícias relacionadas
Mais Acessados