Início > Saúde > Tomógrafo volta a atender a população no Pronto Socorro Central de SG

Tomógrafo volta a atender a população no Pronto Socorro Central de SG

Publicado em:  25/01/2017

O secretário de Saúde de São Gonçalo, Dimas Gadelha, reinaugurou o tomógrafo computadorizado de última geração do Pronto Socorro Central Doutor Armando Gomes, no Zé Garoto. O equipamento estava desativado desde o fim da gestão passada e, mesmo solicitando a manutenção e reativação, o secretário de Saúde não foi autorizado a resolver o problema. Já o prefeito José Luiz Nanci determinou a retomada imediata do uso da máquina em benefício para a população.

Sensibilizado com a necessidade de humanizar ainda mais o atendimento em Saúde do município, o atual prefeito, José Luiz Nanci, também médico, deu sinal verde para que Dimas Gadelha implantasse o aparelho e o colocasse à disposição da população o mais rápido possível.

“Foi imediato. Solicitei ao prefeito e ele me deu carta branca. Agora, a população de São Gonçalo tem à disposição um equipamento moderno e eficiente. A realidade agora é outra”, afirmou Dimas Gadelha.

Para a aposentada Maria das Graças Coutinho, 67 anos, o novo equipamento é um grande avanço na Saúde de São Gonçalo.

“Isso é muito importante para o povo. Agrademos de coração ao secretário Dimas e ao prefeito Nanci por essa iniciativa e demonstração de preocupação com a saúde da população”, disse a aposentada.

Cuidando com a população – O tomógrafo computadorizado é fundamental nos diagnósticos oferece cerca de 60 atendimentos diariamente, entre exames de crânio, abdômen, tórax, coluna e membros superiores e inferiores. “É indispensável para o tratamento de diversas patologias, pois nos apresenta diagnósticos rápidos e redução no tempo de exame, além de uma definição mais precisa das imagens”, explica o prefeito, José Luiz Nanci.

Por mês são realizados, em média, 1.600 tomografias, entre pedidos médicos da Atenção Básica e Especializada, além dos pacientes internados em unidades hospitalares municipais.

Última geração – O equipamento permite a realização de tomografias computadorizadas em pacientes de até 227kg e conta com a tecnologia multislice, a mais avançada existente no mercado.

Centro de Imagem – A partir da próxima semana, o Centro de Imagem de São Gonçalo passará a atender de segunda a sexta-feira das 8h às 20 horas – antes o horário se limitava às 17h. Além disso, a unidade passará a abrir as portas também aos sábados, das 8h às 14h.

Foto: Ricardo Precioso