Início > Transportes > Transportes planeja ano com ações educativas

Transportes planeja ano com ações educativas

Publicado em:  12/01/2023

Departamento de Educação para o Trânsito desenvolve diversos projetos

Para promover conscientização e uma cultura de paz no trânsito de São Gonçalo, a Secretaria Municipal de Transportes, através do Departamento de Educação para o Trânsito, terá uma agenda cheia em 2023 com projetos educativos que serão desenvolvidos nas escolas da rede municipal de ensino, junto a empresas e também direcionados ao público em geral.

Entre os projetos que serão desenvolvidos em 2023, estão “Escola Cidadã”, “Aula Passeio”, “Saúde, educação e prevenção de acidentes (Maio Amarelo)”, “População em foco”, “Educação como Processo de Mudança” e “Profissional consciente”.

“Através desses projetos conseguimos expandir a consciência sobre um trânsito mais humano em nosso município. Este ano seguiremos empenhados em levar essas lições para os alunos da rede municipal, profissionais do transporte e também os cidadãos gonçalenses”, disse o secretário de Transportes, Fábio Lemos.

Para formar cidadãos conscientes de seu papel no trânsito e na sociedade, escolas da rede municipal de ensino recebem o projeto Escola Cidadã.  Em 2022, 20 escolas municipais receberam o Escola Cidadã, com a participação de aproximadamente 6,5 mil alunos da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental. O projeto continua este ano, com palestras, atividades lúdicas, criativas e reflexivas que são promovidas nas escolas. Para dar continuidade às lições de educação no trânsito, os alunos recebem revistas feitas pelo Departamento de Educação para o Trânsito.

O Projeto Escola Empresa é direcionado aos jovens de 8º ano, 9º ano e Educação de Jovens e Adultos (EJA). O projeto tem o intuito de ensinar aos jovens sobre respeito e educação ao usarem o transporte coletivo e com os profissionais que atuam na empresa de ônibus, além de apresentar a eles uma oportunidade para iniciar no mercado de trabalho. Os jovens recebem esclarecimentos sobre o Programa Jovem aprendiz, para iniciarem no mercado.

O Projeto Saúde e Educação – Prevenção de Acidentes é realizado em empresas de transporte coletivo investindo em campanhas de promoção da saúde, estimulando o autocuidado e o incentivo de atitudes preventivas. É realizado em parceria com a Secretaria de Saúde, com exames rápidos como sífilis, hepatites B e C e HIV. Este projeto é realizado normalmente no mês de maio. Em 2022, a ação foi realizada em quatro empresas de transporte coletivo, com cerca de 600 atendimentos.

População em Foco – Realizado pela Semtran em parceria com a Secretaria de Saúde, o SEST SENAT, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Arteris Fluminense, Batalhão de Polícia Rodoviária (Bprv) e a Guarda Municipal, o projeto tem objetivo de proporcionar uma pausa na rotina dos profissionais do transporte, fortalecendo a promoção e prevenção da saúde do homem, reforçando a necessidade do autocuidado. Em 2022 foram realizados cerca de 400 atendimentos.

Semtran e Empresas Juntas – É realizado para aprimorar os serviços prestados por profissionais do transporte coletivo e também conscientizar a classe sobre a importância do trânsito humanizado, proporcionando mudança através da reflexão sobre educação para o trânsito, com o intuito de restabelecer atitudes com senso de responsabilidade, de respeito a si e a terceiros. Em 2022, o trabalho aconteceu durante a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho), dentro das empresas.

Através do projeto Aula Passeio, estudantes da rede municipal de ensino têm a oportunidade de conhecer e ter novas experiências. Oitenta alunos visitaram, no ano passado, a 2ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Na visita, os alunos conheceram um pouco sobre a atuação da PRF, receberam informações sobre segurança no trânsito, assistiram a um vídeo sobre a história da construção da ponte, visitaram o Museu, o Centro de Controle da Ecoponte, conheceram os veículos da PRF e os equipamentos dos socorristas.