Início > Transportes > Transportes promove exposição de cidade em miniatura aos rodoviários

Transportes promove exposição de cidade em miniatura aos rodoviários

Publicado em:  29/07/2019

Em comemoração ao Dia do Rodoviário no dia 25 de Julho, a secretaria municipal de Transportes está promovendo a exposição de uma cidade em miniatura na sede da Viação Mauá, localizado no Boaçu. Com a abertura nesta segunda-feira (29), a mini cidade visa mostrar aos funcionários da empresa e rodoviários a possibilidade de existir uma cidade dos sonhos, sem poluição, trânsito e violência, que sirva como inspiração a transformar o município de São Gonçalo.

O diretor e proprietário da Viação Mauá, Domenico Lorusso, afirma que está sendo importante mostrar os funcionários essa cidade fictícia e ao mesmo tempo tão parecida com a real. “Esse trabalho apresenta uma visão diferente do que se vê todos os dias numa cidade, sem trânsito, lixo, pessoas se comportando civilizadamente, tudo funcionando direito. Uma cidade que ele idealizou e pode nos inspirar a fazer dessa imagem uma lugar para nós”, declara.

O criador do projeto de 41 anos, Junior Machado, é morador de São Gonçalo e sempre sonhou com uma cidade perfeita. O cozinheiro desde novo é colecionador de miniaturas, quando um dia teve a ideia de criar um cenário para colocá-las. Aos poucos foi montando uma cidade com caixas de papelão, pedaços de madeiras, cabos de vassouras e até palito de churrasco. Três anos depois chegou no resultado de uma maquete com oito metros de comprimento e mais três metros de largura. A chamada de Juniorlópolis tem 90% do material utilizado de coletas de lixos na rua e reciclagem.

“O Junior já participou de alguns projetos nossos aqui da secretaria, foi quando conhecemos a sua história e trabalho. Impressionante como ele é, pensamos em fazer essa divulgação da sua arte. A proposta inicial é ofertar aos rodoviários em homenagem ao seu dia, uma vez que o predomínio na miniatura são os ônibus. Queremos aproximar as pessoas e mostrar que a cidade quase perfeita é possível, basta cooperar e fazer acontecer. Futuramente estamos planejando colocar em outros locais para que toda população tenha acesso”, explica Felipe Brito, secretário municipal de Transportes.

Autor: Raquel Muniz
Foto: Lucas Alvarenga