Início > Transportes > Transportes realiza ação de saúde para rodoviários em Alcântara

Transportes realiza ação de saúde para rodoviários em Alcântara

Publicado em:  18/04/2018

O projeto “Ação, Saúde e Educação” teve sua primeira edição em 2018 realizada nesta quinta-feira (19), em Alcântara. Voltado aos rodoviários que atuam em São Gonçalo, a iniciativa da Secretaria Municipal de Transportes tem como objetivo possibilitar a oportunidade de tomar uma pausa na rotina, com o intuito de dar atenção à saúde, reforçando a necessidade de manter os cuidados periodicamente.

Em alusão ao Dia Mundial da Saúde, comemorado no início do mês (7/4), a ação recebeu o tema “Cultive bons Hábitos”. Durante o dia, cerca de 100 rodoviários foram atendidos no terminal sob o viaduto de Alcântara. Os serviços disponibilizados foram: aferição de pressão arterial, teste de glicemia e colesterol, orientações sobre segurança no trânsito, orientações sobre IST/Aids, realização do cálculo do índice da massa corporal(IMC), além de acompanhamento com nutricionista e fisioterapeuta.

“Devido à rotina corrida dos motoristas e rodoviários em geral, muitas vezes eles não têm tempo para fazer o acompanhamento médico necessário. Por isso, estamos levando o serviço até eles. Esta iniciativa visa garantir a saúde deles e de todos passageiros, pois um acidente pode colocar em risco muitas vidas”, explicou o secretário de Transportes, Felipe Brito.

Morador do Porto Velho, o rodoviário Paulo Henrique Barboza, 45 anos, diz que só passou a fazer acompanhamento médico através das ações. “Estava há anos sem ir ao médico. Nossa rotina é muito intensa, já trabalho neste ramo há 10 anos. Desde que a prefeitura começou a realizar essas ações, esta já é a quinta vez que venho”, conta.

Aos poucos, em uma profissão historicamente dominada por homens, as mulheres começam a ganhar seu espaço também. É o caso de Aldenir Bezerra, 35 anos, que é motorista e parou para se consultar após o expediente. “A ação foi perfeita, pois muitas vezes não temos tempo de cuidar da nossa saúde”, elogiou.

Além da Secretaria de Transportes, a iniciativa contou com apoio do Sest/Senat, empresa Mauá e Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários do Rio de Janeiro (Setrerj).

Autor: Aaron Cesar
Foto: Girley Oliveira