Início > Transportes > Três ônibus irregulares são recolhidos durante operação

Três ônibus irregulares são recolhidos durante operação

Publicado em:  06/12/2017

A má conservação dos ônibus e o não cumprimento das leis de gratuidade nos coletivos afetam diariamente os gonçalenses que utilizam o transporte público no município. Para combater estes problemas, a Secretaria Municipal de Transportes realizou ação, na manhã desta quarta-feira, na Brasilândia, próximo ao Clube Tamoio. Três ônibus irregulares foram recolhidos e encaminhados para o depósito municipal, na Estrela do Norte.

Uma equipe formada por cinco fiscais de trânsito e quatro agentes de apoio atuaram na ação, que foi coordenada pelo secretário de Transportes e de Segurança Pública, Jorge Maranhão. Durante a operação, um dos veículos recolhidos estava com vistoria atrasada desde 2013, além de apresentar outros problemas, como roleta sem acessibilidade e mau estado de conservação.

“Estamos recolhendo os ônibus que apresentam perigo para a população, com pneu careca, vidro quebrado, mau funcionamento do elevador para cadeirantes e publicidade irregular, por exemplo. Temos recebido, também, reclamação da população sobre a gratuidade para idosos, que não tem sido respeitada em alguns casos”, explicou Maranhão.

De acordo com o Estatuto do Idoso e a Resolução Municipal nº 56/2017, regulamentada em agosto deste ano, a biometria não é obrigatória para idosos, sendo somente necessária a apresentação de documento oficial com foto. No entanto, nem sempre esta determinação é respeitada na prática.

“Já tive que esperar minha biometria recarregar para pegar o ônibus porque eles não aceitam entrar só com a identidade. Isso é um abuso, um constrangimento. Às vezes fico muito tempo esperando o ônibus e, quando chega, sou obrigada a descer por causa da biometria que não está funcionando. É uma vergonha”, contou a aposentada Maria Antônia Peçanha, 75 anos.

Para o prefeito José Luiz Nanci, questões sobre os direitos dos idosos são cuidadosamente tratadas por sua gestão, como pode ser visto através da Resolução 56/2017.

“Muitas cidades já cancelaram a identificação da biometria para idosos. São Gonçalo agora contribui para o livre acesso deles também. Estas ações de fiscalização tem intuito de influenciar positivamente a rotina dos idosos, garantindo que a gratuidade seja respeitada”, avalia Nanci.

Os veículos recolhidos após a operação foram levados para o depósito municipal, na Estrela do Norte, e só poderão ser retirados com assinatura de termo de responsabilidade que garanta o conserto dos ônibus.

Autor: Aaron Cesar
Foto: Girley Oliveira