Início > Educação > Tudo pronto para a Jornada Pedagógica de São Gonçalo

Tudo pronto para a Jornada Pedagógica de São Gonçalo

Publicado em:  02/09/2019

A Secretaria Municipal de Educação abre, nesta terça-feira (3), sua Jornada Pedagógica, cujo objetivo é mostrar as boas práticas pedagógicas que acontecem nas escolas, compartilhando experiências. Para isso, foram convidadas todas as escolas da Rede Pública Municipal de Educação de São Gonçalo, além de Unidades Estaduais de Formação de Professores como o Instituto de Educação Clélia Nanci, o Colégio Estadual Trasilbo Filgueiras e o Colégio Estadual Pandiá Calógeras. O projeto foi desenvolvido pela Subsecretaria de Ações Pedagógicas e será realizado no Centro Cultural Joaquim Lavoura (Lavourão), na Estrela do Norte, no período de 3 a 5 deste mês.

A programação de amanhã (3) começará às 10h com a apresentação de stands das escolas participantes com “Troca Troca de Professores” (Escola Municipal Carlos Drumond de Andrade), “Boas Práticas na Educação Infantil” (UMEI George Savalla Gomes”Palhaço Carequinha”), “Leitura e Escrita” (Escola Municipal Pastor Haroldo Gomes), “EJA – Os Talentos da EJA de Guaxindiba” (Escola Estadual Municipalizada Guaxindiba), entre outros.

Nos dias 4 e 5 (quarta e quinta-feira) serão realizadas palestras e oficinas, pela manhã, à tarde e à noite, para que todos possam participar. Os temas pedagógicos são variados, de acordo com a vivência escolar de cada unidade de ensino. No dia 4, por exemplo, haverá um debate sobre resistência escolar, com o professor Wladimir Barbosa da Silva, pela manhã. Na programação da tarde está a palestra “Tecendo Saberes Através da Resiliência Pedagógica”, com a professora Ana El Achkar. À noite, além de palestra sobre EJA, haverá a presença do músico Augusto César Ramos Cordeiro.

Já na quinta-feira, a programação contará com oficinas em “Salas Temáticas”, com os professores Suelen Hguenim e José Leonardo, seguida de ambientação pedagógica sobre “Troca de Experiências”, com o professor Jean Carlo da Silva Cordeiro. Na parte da tarde, a palestra será sobre “Formação, Informação e Melhoria na Ação”, com a professora Márcia Barreto. À noite, destaque para “A EJA em Defesa da Diversidade e Inclusão”, com as professoras Ana Cláudia Almeida, Jane Pereira, Catia Ignácio e Cassia Portes.

Segundo Gisele Herdy Dutra, “toda a equipe da Subsecretaria de Ações Pedagógicas está trabalhando com dedicação para que este evento atinja os objetivos e possibilite a socialização de saberes, construindo caminhos para a melhoria da aprendizagem no município.”

Confira a programação completa no link: https://drive.google.com/open?id=1PLmAOncduSX9pdQrd2q_T-bsOZ0V98lo.

Autor: Selma Nogueira
Fonte: Semed