Início > Cultura e Turismo > Tudo pronto para a montagem do maior tapete de sal da América Latina

Tudo pronto para a montagem do maior tapete de sal da América Latina

Publicado em:  09/06/2017

Os últimos preparativos para organização da celebração de Corpus Christi em São Gonçalo foram finalizados e já está tudo pronto para a realização do evento. A Secretaria Municipal de Transportes montou esquema de trânsito especial para a data e os motoristas devem ficar atentos aos trajetos que deverão seguir. Equipes de diversos órgãos municipais irão garantir a segurança e atendimento médico aos fiéis durante os dois dias de evento, com apoio da Polícia Militar e Cruz Vermelha.

A confecção será feita na noite da próxima quarta-feira (14) e madrugada de quinta-feira (15). Para a montagem dos painéis e realização da missa e procissão, o trânsito nas principais vias do Centro ficará interditado entre às 18h de quarta e 13h de quinta. Neste ano serão 241 tapetes estendidos, dois a mais que em 2016, com os seguintes temas: “Eucaristia”, “Campanha da Fraternidade” e “Ano Mariano”.

“Os painéis ficarão colocados ao longo de dois quilômetros de extensão, pelas ruas Coronel Moreira Cesar, Feliciano Sodré e Doutor Nilo Peçanha. Para a produção dos quadros é esperado um gasto de cerca de 50 toneladas de sal, além de tintas corantes, pedrarias e sacos de serragem”, conta o Padre André, pároco da Igreja Matriz de São Gonçalo.

A Santa Missa começa às 8h, seguida de procissão. Considerado uma das maiores demonstrações de fé do continente latino-americano, o evento deve reunir, aproximadamente, 30 mil pessoas.

“Esse é um evento não só para a comunidade católica, mas para toda a população gonçalense. A celebração desta data se tornou um patrimônio cultural, turístico e religioso do nosso município. As milhares de pessoas que se reúnem para fazer a montagem dos tapetes é um reflexo da mensagem de paz e fé que queremos passar para todos”, destaca o prefeito, José Luiz Nanci.

Saúde

A Secretaria de Saúde irá montar um posto médico com seis leitos para atender a população, com apoio de quatro ambulâncias que ficarão estacionadas ao longo do trajeto. A Cruz Vermelha irá fazer o apoio com duas tendas e 80 voluntários. Já a Defesa Civil contará com 20 agentes e três viaturas, que circularão pelos dois quilômetros verificando demandas. Durante o evento são realizados 300 atendimentos em média.

Segurança

Nos dois dias, a segurança será feita em um trabalho conjunto entre diversos órgãos. A Guarda Municipal irá utilizar 200 profissionais, que se dividirão em três turnos, além de seis viaturas e cinco motocicletas. A Polícia Militar irá atuar com 36 policiais, 19 viaturas e seis motocicletas. Já a Subsecretaria de Fiscalização e Posturas irá utilizar seis equipes, cada uma composta por dois fiscais e dois controladores.

Esquema de trânsito

De acordo com o subsecretário de Trânsito, Thiago de Araújo, o Thiago da Marmoraria, é importante que os motoristas que planejam passar pelo Centro nos dias do evento estejam cientes das mudanças no trânsito, para que facilite o tráfego e evite possíveis transtornos.

“Estamos informando a população com antecedência para que todos já saibam das mudanças e não sejam pegos de surpresa. Vamos colocar faixas em pontos estratégicos da cidade, com grande circulação de pessoas, explicando as alterações. Também serão feitas ações de trânsito até o dia do evento”, ressaltou Thiago.

Estarão fechadas as ruas Lara Vilela e Sá Carvalho, entre a Avenida Presidente Kennedy e a Rua Coronel Moreira César; Travessa Zeferino Reis entre a Avenida Presidente Kennedy e a Rua Dr. Nilo Peçanha; Rua Salvatori entre a Rua Feliciano Sodré e Aluisio Neiva; Rua Eduardo Vieira, Travessa Jorge Soares e Rua Antônio dos Santos Figueiredo entre as Ruas Dr. Nilo Peçanha e Aluisio Neiva; Rua Coronel Moreira César e Dr. Feliciano Sodré em toda sua extensão; Rua Dr. Nilo Peçanha entre a Praça Dr. Luiz Palmier e a interseção com a Rua Gal. Antônio Rodrigues.

A Rua João de Souza terá a mão invertida e a Rua Aluísio Neiva terá regime de mão única no sentido Rua Salvatori / Gal. Antônio Rodrigues. O trânsito será desviado da seguinte maneira no sentido Barro Vermelho/Centro: Rua Dr. Getúlio Vargas, Av. Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, Av. jornalista Roberto Marinho, Rua Salvatori, Rua José da Silva Pessoa, Rua José Lourenço de Azevedo, Rua Salvatori, Rua Aluísio Neiva, Rua General Antônio Rodrigues e Dr. Nilo Peçanha e segue.

Já os motoristas que estiverem vindo do bairro Paraíso rumo ao Centro terão que fazer o seguinte trajeto: Rua Dr. Francisco Portela, Rua Coronel Serrado, Rua Dr. Getúlio Vargas, Av. Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, Av. Jornalista Roberto Marinho, Rua Salvatori, Rua José da Silva Pessoa, Rua José Lourenço de Azevedo, Rua Salvatori, Rua Aluísio Neiva, Rua General Antônio Rodrigues e Dr. Nilo Peçanha.

Autor: Aaron Cesar
Foto: Girley Oliveira