Início > Cultura e Turismo > Última semana de inscrições para o Cria SG

Última semana de inscrições para o Cria SG

Publicado em:  25/07/2023

Projeto oferece aulas gratuitas de dança, teatro, música, coral, artesanato e animação de festa

Seguem abertas, ate sexta-feira (28), as inscrições para as novas turmas Cria SG, desenvolvido pela Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Turismo e Cultura. O projeto oferece aulas gratuitas de dança, teatro, música, coral, artesanato e animação de festa para os moradores de São Gonçalo.

O Cria SG foi criado com a ideia de incentivar, fortalecer e desenvolver a cultura na cidade de forma acessível.

As vagas são limitadas de garantir a qualidade de aprendizado de todos os alunos. Os cursos terão seis meses de duração e as aulas terão início a partir do dia 7 de agosto.

A inscrição pode ser feita no Teatro Municipal George Savalla Gomes, que fica na Rua Dr. Feliciano Sodré, 100, Centro, no Centro Cultural Joaquim Lavoura, na Avenida Presidente Kennedy, 721, na Estrela do Norte, das 9h às 17h, ou através do link

Para matrícula é necessário levar identidade, CPF e comprovante de residência e será realizada de 01 de agosto a 04 de agosto, no mesmo local e horário das inscrições.

As aulas serão ministradas nos turnos da manhã e tarde, no Teatro Municipal de São Gonçalo e também no Centro Cultural Joaquim Lavoura.

Ao final do curso, os alunos que tiverem no mínimo 80% de presença nas aulas vai receber um certificado de conclusão.

Estrutura e conteúdo dos cursos

Dança: As diferentes linguagens artísticas do jazz e suas vertentes. Memorização, agilidade, força, energia, expressão, trabalho em equipe, ritmo, alongamento e coreografias.

Animação: Animação de Festa Infantil. Planejar, organizar, executar, personagens, brincadeiras, músicas, pinturas, balões e dicas de como divulgar o seu trabalho.

Artesanato: Introdução à técnica de modelagem com biscuit (porcelana fria). Introduzir os alunos à técnica de modelar, familiarizar os alunos com os materiais e ferramentas necessários, desenvolver habilidades motoras finas e criatividade, estimular a expressão artística e a apreciação do trabalho manual, capacitar e formar artesãos e orientar e estimular à aquisição da Carteirinha do Artesão.

Música: Rotina de estudos, o violão, qual violão adquirir, segurando o violão (mão esquerda e mão direita), notas musicais, cordas do violão, afinando, complemento teórico, dedilhado, arpejos, acordes maiores e acordes menores, acordes sustenido maior e acordes sustenido menor, acordes bemol maior e acordes bemol menor, acordes maior com sétima e acordes menor com sétima, ritmos, aprendendo a ler cifra e se divertindo com as canções.

Coral: Prática da música vocal em conjunto, desempenho vocal, respiração diafragmática, afinação, técnica vocal, qualidade sonora e expressividade, estudo de repertório coral adulto e juvenil a capela e/ou com acompanhamento instrumental.

Teatro-Turma A: Palco (tipos e planos), plano de ator, atenção e foco, lógica de posicionamento cênico (em relação ao colega de cena e em relação à luz), emoções, planos de atores (íntimo, médio, distante) e serão utilizados técnicas e exercícios teatrais baseados nos ensinamentos de Stanislavisky e Viola Spolin.

Teatro – Turma B: Fundamentos do Teatro (história), jogos teatrais (Viola Spolin), espaço cênico, consciência corporal, consciência vocal, expressão, improvisação e criação de personagem.

Foto: Fabio Guimarães