Início > Educação > Umei Margarida Garcia de Araújo visita o Jardim Botânico do Rio

Umei Margarida Garcia de Araújo visita o Jardim Botânico do Rio

Publicado em:  26/09/2018

Alunos, pais, funcionários e professores da Unidade Municipal de Educação Infantil Margarida Garcia de Araújo, de Venda da Cruz, participaram nesta quarta-feira (25) de uma pequena excursão ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro. As crianças tiveram a oportunidade de conhecer os diferentes tipos de plantas, árvores centenárias, o Pau Brasil, o jardim sensorial e se encantaram com os micos, esquilos, tucanos e outras aves que vivem no local. A aula-passeio é um projeto da Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo (Semed).

Como era o Dia da Defesa da Fauna, os monitores do Jardim Botânico promoveram uma atividade relativa ao tema. Foi feita uma roda, onde cada criança deveria falar o nome de um animal para sua preservação, explicando como ela cuidaria do seu escolhido, além de imitá-lo. Os alunos também participaram de duas oficinas, uma de confecção de máscaras dos animais em extinção e outra sobre como salvar os animais e preservar a flora, com a utilização de um jogo de tabuleiros. O objetivo das atividades e brincadeiras promovidas pela equipe do Núcleo de Fauna do Jardim Botânico era conscientizar o público sobre a importância da preservação da natureza.

A experiência dos alunos no Jardim Botânico agora servirá de base para um trabalho em sala de aula, com a criação de um texto coletivo mostrando o depoimento das crianças e suas impressões sobre o que vivenciaram durante o passeio.

“Um passeio fora dos muros da escola é muito enriquecedor para ampliar o repertório cultural e a visão de mundo da criança, pois permite que ela vivencie outros espaços, entrando em contato com a natureza. Por este motivo escolhemos o lindo Jardim Botânico no Rio de Janeiro, para que os pequenos pudessem compartilhar novas experiências em um ambiente diferente com seus amigos”, afirma Maria das Graças Souto Rodrigues, diretora da Umei Margarida Garcia de Araújo.

Autor: Selma Nogueira
Fonte: Semed