Início > Educação > Umei Margarida Maria realiza 1ª Festa da Cultura Popular

Umei Margarida Maria realiza 1ª Festa da Cultura Popular

Publicado em:  27/11/2018

Neste sábado (24/11), a Unidade Municipal de Ensino Infantil (UMEI) Margarida Maria de Araújo, em parceria com a Escola Municipal Professor Evadyr Molina, ambas situadas no bairro Venda da Cruz, realizaram o evento “Escola em Debate”, com o tema: 1ª Festa da Cultura Popular. O evento trouxe para o público presente barracas com diversos temas e danças folclóricas de várias regiões do Brasil, apresentadas pelos alunos, como: baião-boi bumbá, dança da saia, carimbó, maculelê/capoeira, axé, marchinhas de carnaval e músicas infantis, entre outros, que deram um colorido especial na manhã dos participantes da festa.

O principal objetivo do evento foi a integração entre as duas unidades escolares, não somente um dia, mas todos os dias, para vivenciar uma Escola em Debate, com exposições e principalmente com a parceria dos pais. Mostrar através das expressões corporais, musicais e das brincadeiras, como as crianças estão vivendo o cotidiano da escola para construir um mundo melhor.

Para a diretora do Umei Margarida Maria de Araújo, Maria da Graça Souto, é importante se expressar através da arte. “Hoje estamos apresentando a nossa 1ª Festa da Cultura Popular, ao mesmo tempo toda a rede está realizando a Escola em Debates. Entendemos que não precisamos de mesa e carteira para discutir a questão da escola que desejamos, as crianças nesta festa através das danças vão se expressar, cantar e sorrir, ou seja, vão demostrar, utilizando a arte, a escola que estão vivenciando e experimentando no seu dia a dia”, finalizou Maria da Graça.

A diretora da Escola Municipal Professor Evadyr Molina, Maria Cristina Santos, explica: “Hoje é um dia muito especial, eventos desta natureza são importantes para mostrar onde estamos acertando ou errando, ou seja, mexer na estrutura para melhorar. Vejo como muito importante a participação dos pais e da comunidade”, declarou Maria Cristina.

Representando a Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo, estavam presentes Elvira Cerqueira, coordenadora de Educação Inclusiva; e Tatiana Félix, subsecretária de Educação Infantil e Inclusão.

Fonte: Semed