Início > Saúde > Unidade de pronto atendimento municipalizada amplia serviços

Unidade de pronto atendimento municipalizada amplia serviços

Publicado em:  27/03/2023

UMPA de Santa Luzia teve aumento de 24% nos atendimentos

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Santa Luzia completou um ano de municipalização no último dia 20 de março. Com mudanças estruturais e de funcionamento, a unidade teve aumento de 24% nos atendimentos na nova gestão, implantou novos serviços – como a Odontologia de emergência e a assistência cardiológica por telemedicina com o Hospital Cardiológico de São Paulo (HCOR) – e ampliou a quantidade de médicos generalistas no período diurno. A unidade realiza média de 8,8 mil atendimentos por mês.

“Em um ano, contamos com uma equipe preparada para trazer melhorias e benefícios para a população local, sempre pensando, estudando e implementando meios para atender a realidade dos usuários. Uma das mudanças significativas, por exemplo, foi a inclusão do quarto médico para atender como clínico geral durante o dia, onde a demanda é maior. No início, a UPA contava com três médicos clínicos gerais e dois pediatras, que são mantidos no período noturno”, disse o secretário municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, Dr. Gleison Rocha.

Além da equipe médica, há a atenção da assistência multidisciplinar com as equipes de enfermagem, serviço social e farmacêutica. Em relação aos exames, há o ecocardiograma com telemedicina – que são avaliados por cardiologistas do HCOR, que emitem os laudos em poucos minutos – e a unidade ganhou equipamento de radiografia com imagens digitalizadas de última geração. A UPA ainda oferece laboratório para exames complementares de sangue, urina e fezes e eletrocardiograma 24h.

A implantação do atendimento de Odontologia emergencial para a população aconteceu em maio do ano passado e conta com sala equipada e preparada com todos os materiais necessários. Também houve a inclusão do Núcleo Interno de Regulação (NIR), que solicita vagas para as transferências dos pacientes.

“Com o NIR, o tempo de espera para transferências fica, em média, cinco horas e não passa de 24h”, explicou o secretário, acrescentando que a unidade também passou a contar com uma ambulância exclusiva equipada com Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) 24h.

Para melhorar a gestão de dados da unidade e, consequentemente, o atendimento aos pacientes, foram implementadas quatro comissões de análises: Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), de Segurança do Paciente, de Revisão de Prontuários e de Óbitos. Também houve a inclusão de um leito exclusivo na Sala Amarela Pediátrica para receber pacientes graves, que é chamado de ‘Trauminha Pediátrico’ e fica separado da Sala Vermelha Adulta.

Seguindo os dados de registros, no ano anterior à gestão municipal (período de 20/03/2021 à 19/03/2022), foram realizados 81.285 atendimentos. E, na gestão municipal, no período de 20/03/2022 a 20/03/2023, o número de atendimentos foi de 105.952, um aumento de 24%.

Obras – A UMPA também foi revitalizada fisicamente. Ela recebeu reformas no consultório odontológico, banheiros, fachada e telhado. Teve pisos, luminárias, ares-condicionados, equipamentos de computação e banner de entrada trocados, instalação do telhado na parte da frente da UPA, onde ficam os acompanhantes aguardando, reparos nas redes hidráulica, elétrica e de gases medicinais (oxigênio e ar comprimido) e instalação de nova caixa d’água.

Foto: Julio Diniz