Início > Saúde > Unidade de Saúde Água Mineral de cara nova

Unidade de Saúde Água Mineral de cara nova

Publicado em:  14/08/2023

Nova USF funcionará em terreno próprio da Prefeitura

Dando sequência à renovação das unidades de saúde e substituição de locais alugados por próprios, a Secretaria de Saúde e Defesa Civil da Prefeitura de está construindo a nova Unidade de Saúde da Família (USF) de Água Mineral. O atual posto de saúde fica na Avenida Salvatori, 2.261 e, após as obras, ele passará a funcionar dentro do parque industrial de São Gonçalo, que fica em frente ao atual endereço. As obras seguem a todo vapor.

A nova unidade terá três consultórios, dois consultórios ginecológicos com banheiro, dois consultórios odontológicos com quatro cadeiras para os atendimentos, escovódromo, salas de vacina, inalação, curativo, esterilização, coleta de sangue e observação, multiuso, administração, espera, recepção, farmácia, copa, almoxarifado, dois banheiros para funcionários e quatro banheiros adaptados para pessoas com deficiência (PCD).

O espaço terá capacidade para atender 8 mil pessoas com duas equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) – o dobro da capacidade da atual unidade de saúde, que atende 4 mil pessoas. A equipe de cada ESF é formada por por médico generalista, enfermeiro, técnico de enfermagem e até seis agentes comunitários de saúde. A unidade ainda contará com dentistas, ginecologistas, equipes dos programas da Atenção Básica, de apoio e administrativas.

Assim como todas as demais obras realizadas pela Secretaria, a unidade de Água Mineral terá ambientes humanizados e climatizados. Os postos em construção são padronizados e receberão adequações gerais e de acessibilidade (rampa, piso tátil, barras, banheiros adaptados para pessoas com deficiência e com campainha de alerta) – tudo conforme as normas da Anvisa: a RDC 50, que diz respeito aos ambientes e a NBR 9050, sobre acessibilidade.

Foto: Julio Diniz