Início > Saúde > Unidade de saúde do Jardim Catarina amplia atendimentos

Unidade de saúde do Jardim Catarina amplia atendimentos

Compartilhe isso:


Publicado em:  19/06/2022

Polo Sanitário Jorge Teixeira de Lima volta a oferecer fisioterapia

   O Polo Sanitário Jorge Teixeira de Lima, no Jardim Catarina, mais conhecido como Cariranha, mais que dobrou os atendimentos na atual gestão. Além da contratação de novos profissionais de saúde, a unidade ampliou os serviços com a chegada de novos insumos para a realização de curativos, testes rápidos e troca de sonda. A fisioterapia de baixa complexidade, que não era mais realizada no polo, voltou a ser disponibilizada. 

     A diretora da unidade, Dayana Belato, ainda quer implantar mais uma especialidade: cardiologia. “Assim que entramos, conseguimos reativar a fisioterapia e contratamos um urologista. Mais tarde, começamos a aplicar a vacina e fazer o teste para detectar o coronavírus e depois, o teste rápido de dengue. Mas queremos oferecer mais para a comunidade e solicitamos a contratação de um cardiologista, especialidade muito procurada na unidade”, contou Dayana.

    Com as novas implantações, o polo sanitário passou a realizar uma média de 17 mil atendimentos por mês. No início do governo do Capitão Nelson, a média era de 7 mil atendimentos na unidade, que começaram a aumentar a partir de maio de 2021. “Os números foram só crescendo. Começamos em janeiro de 2021 fazendo 7.572 atendimentos. Em julho de 2021, já estávamos atendendo 13.763 pessoas. Em abril deste ano, chegamos a 18.172 mil atendimentos no mês”, descreveu Dayana.  

     Além das melhorias e ampliações nos atendimentos, a unidade também passa por pequenas obras e adequações. Após o conserto do telhado – um problema antigo na unidade de saúde que impedia o funcionamento de algumas salas – os espaços estão sendo pintados e recebendo melhorias para melhor atender a população. 

     Funcionando de segunda a sexta, das 8h às 17h, o polo sanitário agenda as consultas para clínica médica e pediatria direto na unidade. Alguns serviços são realizados no mesmo dia e outros são agendados, como o eletrocardiograma e os exames laboratoriais de fezes, urina e sangue para o mesmo mês. 

      Regulação – As demais consultas para o polo sanitário são marcadas através da Central de Regulação da Semsa. Para marcar, o gonçalense pode procurar qualquer unidade de saúde da rede municipal, independente se será atendido naquele local. As unidades inserem os pacientes no sistema da Central de Regulação, que vai entrar em contato – através do telefone – para avisar sobre a marcação do serviço, que será agendado em local que for mais próximo de sua residência. 

     Por isso, é muito importante que os pacientes mantenham um telefone que funcione e esteja atualizado no cadastro. O contato e endereço do morador também podem ser atualizados em qualquer unidade de saúde.   

Especialidades

Ginecologista

Clínica médica

Urologista

Pediatra

Endocrinologista 

Obstetra

Dentista

Fisioterapeuta

Psicólogo

Serviços 

Troca de sonda

Curativo

Teste rápido das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)

Coleta de sangue

Exame de urina

Exame de fezes

Teste rápido da gestante

Vacinação 

Farmácia

Pré-natal de baixo risco

Puericultura

Teste Covid

Teste rápido da dengue

Eletrocardiograma

Verificação de pressão

Teste de glicemia

Avaliação antropométrica

Autor: Ascom
Foto: Julio Diniz
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content