Início > Uncategorized > Unidades de Saúde de São Gonçalo promovem Dia Mundial da Segurança do Paciente

Unidades de Saúde de São Gonçalo promovem Dia Mundial da Segurança do Paciente

Publicado em:  17/09/2021

Prefeito Capitão Nelson acompanhou as ações no Hospital Franciscano

A Secretaria de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo promoveu uma série de ações de conscientização no Dia Mundial da Segurança do Paciente, celebrado nesta sexta-feira (17). Durante todo o dia, equipes apresentaram um conjunto de medidas para prevenir e reduzir a ocorrência de incidentes nos serviços de saúde.

O prefeito Capitão Nelson participou da tarde de atividades no Hospital Franciscano Nossa Senhora das Graças e ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pela equipe médica. A visita foi acompanhada pela diretora geral Hilma de Oliveira, da diretora médica Tatiana de Souza e da gerente de enfermagem Andressa Pastana. A unidade também recebeu o secretário de Saúde, Dr. André Vargas.

“Agradeço o empenho de todos os profissionais da Saúde do nosso município, em especial durante a pandemia. É notório para todos a dedicação desses profissionais nesse processo de vacinação”, disse o prefeito.

Durante as ações, foram apresentadas as seis metas para garantir a segurança do paciente, que são elas: identificação; segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos; higienização das mãos para evitar infecções; comunicação entre os profissionais de saúde sobre o caso de cada paciente; realização de cirurgia segura com procedimento e paciente corretos e prevenção de quedas e úlceras pela inércia do corpo.

“O Projeto de Segurança do Paciente envolve todo tipo de profissional dentro do hospital, desde a recepção até a assistência propriamente dita pelos médicos, enfermeiros e fisioterapeutas. A segurança do paciente compreende desde quem pode entrar no hospital a quem não pode, além do uso do crachá e um piso adequado. É uma gama de coisas que envolve esse paciente até chegar no leito das medicações e a forma que vão ser abordadas as condutas com o paciente. Discutir sobre isso é integrar o hospital inteiro em prol daquilo que vai beneficiar o paciente como um todo”, afirmou a diretora médica, Tatiane Souza.

Diversas unidades de Saúde do município também realizaram as ações, entre elas palestras e dinâmicas de grupo.

Foto: Renan Otto