Início > Saúde > USF Adolfo Lutz é reaberta totalmente reformada

USF Adolfo Lutz é reaberta totalmente reformada

Publicado em:  29/06/2023

São Gonçalo entrega mais uma unidade de saúde

A saúde de São Gonçalo está recebendo atenção especial na gestão do prefeito Capitão Nelson. Nesta quinta-feira (29), a Unidade de Saúde da Família Adolfo Lutz, no bairro Amendoeira, foi entregue totalmente reformada. Esse é o 21º posto que recebe obras de infraestrutura para melhor atender a população. O prefeito Capitão Nelson esteve no local e pediu a colaboração de todos para a preservação do espaço.

“É uma satisfação estar aqui entregando mais uma unidade de saúde. Ainda temos muito trabalho pela frente. Mas uma cidade não se transforma com uma pessoa, tem que ser uma equipe. E nós temos um excelente time trabalhando para que os gonçalenses possam ter qualidade de vida”, disse o prefeito.

A revitalização vai beneficiar toda a população do bairro, que terá atendimento mais humanizado, em ambientes mais adequados e dentro das normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O secretário de Saúde, Gleison Rocha, relembrou o histórico de bom atendimento  da unidade. “Há 20 anos, a minha esposa veio nesse posto. E era tudo muito diferente na aparência. Mas já se comentava sobre a motivação dos funcionários de atender a população. E, hoje, a humanização ao receber quem busca atendimento é uma certeza que vamos ter devido à equipe que está por trás da administração desse lugar”, disse.

O deputado estadual Douglas Ruas prestigiou a inauguração e falou da alegria de ver os projetos saindo do papel. “Quero agradecer muito a todos os envolvidos por mais essa conquista do governo Capitão Nelson. Nada sai do papel se não tiver uma equipe dedicada. Esse projeto dos postos foi planejado no eixo ‘Cidade Saudável’ do Plano Estratégico Novos Rumos, do qual eu tive a satisfação de ajudar a elaborar, e hoje é o 21º posto que vemos sair do papel”, comemorou o deputado.

As unidades estão sendo padronizadas e recebendo pisos novos, pintura, climatização, adequações gerais e de acessibilidade (rampa, piso tátil, barras, banheiros adaptados para pessoas com deficiência), além da revitalização da fachada e revisão elétrica – tudo conforme as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa): a RDC 50, que diz respeito aos ambientes e a NBR 9050, sobre acessibilidade.

A gestão do prefeito Capitão Nelson já entregou 21 postos de saúde revitalizados. O objetivo é realizar o mesmo trabalho em todas as unidades próprias. Além dos postos, a secretaria comemora a entrega de dois grandes equipamentos: o Hospital do Câncer e do Coração (HCCOR), na Lagoinha; e o Centro de Imagens e Especialidades de São Gonçalo (Ciesg), no Vila Três. Outras duas grandes obras também estão em andamento: o novo PAM Neves e a Clínica Municipal do Colubandê.

Foto: Renan Otto