Início > Saúde > USF no Mutuá é a 27ª entregue revitalizada

USF no Mutuá é a 27ª entregue revitalizada

Publicado em:  18/08/2023

Prefeitura de São Gonçalo faz intervenções nas unidades de saúde

A Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Saúde e Defesa Civil, entregou mais uma unidade de saúde totalmente revitalizada. A USF Altair da Silva foi entregue à população nesta sexta-feira (18). Essa é a 27ª Unidade de Saúde da Família (USF) completamente reformada, com obras que contemplam todas as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre ambientes e acessibilidade.

Além da revitalização do espaço, a unidade ganhou mobiliário e equipamentos novos. Para conservar e oferecer atendimento humanizado, o prefeito de São Gonçalo, Capitão Nelson, pediu aos servidores e à população que cuidem bem do espaço e ofereçam acolhimento e atendimento com carinho, respeito e amor aos pacientes.

“Nós estamos trabalhando para que a população tenha os melhores postos de saúde com equipamentos novos e modernos. Mas nada disso adianta se os pacientes não forem bem atendidos. Todo mundo tem que sair daqui bem informado e satisfeito com o atendimento, disse o prefeito Capitão Nelson.

O deputado estadual Douglas Ruas lembrou que a atual gestão já entregou 30 unidades de saúde em quase dois anos.

“O Capitão Nelson conseguiu liderar uma equipe que está fazendo acontecer. Quando você tem uma unidade básica de qualidade, com uma estrutura que funciona, a gente desafoga os atendimentos no Pronto Socorro. O prefeito abraçou o Plano Estratégico Novos Rumos e colocou para funcionar. O resultado nós estamos vendo agora: são 27 unidades básicas entregues  e funcionando”, disse o deputado.

A USF Altair da Silva conta com três consultórios, além de consultório ginecológico, consultório odontológico, sala de vacinação, sala de curativos, administração, ambiente climatizado, banheiros acessíveis.

São duas equipes da Estratégia da Saúde da Família (ESF), com capacidade para atender até 8 mil usuários. Cada equipe da ESF é formada por médico generalista, enfermeiro, técnico de enfermagem e até seis agentes comunitários de saúde. O posto também conta com profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), que é composto por nutricionista, fisioterapeuta, educador físico, assistente social, psicólogo e fonoaudiólogo. Além dos profissionais, todos os programas da Atenção Básica estão disponíveis O espaço também oferece exames laboratoriais de sangue, urina e fezes.

A padronização das unidades da rede municipal da Atenção Básica é uma exigência do Capitão Nelson. Todos os novos postos de saúde estão padronizados e adequados conforme as normas da Anvisa: a RDC 50, que diz respeito aos ambientes; e a NBR 9050, sobre acessibilidade.

As unidades contam com ambientes climatizados e com acessibilidade (rampa, piso tátil, barras e banheiros adaptados para pessoas com deficiência). Os postos também recebem pisos novos, pintura, adequação dos espaços e revitalização da fachada.

Foto: Julio Diniz