Saúde e Defesa Civil
Unidade de saúde promove ações nas campanhas do Fevereiro Roxo e Laranja na próxima segunda-feira (9)
07/02/2026
Objetivo é orientar população sobre prevenção a infecções sexualmente transmissíveis
As unidades de saúde da família (USFs) intensificam, no período de pré-carnaval, as ações de conscientização sobre as infecções sexualmente transmissíveis e HIV (ISTs/HIV), reforçando a importância da prevenção e do cuidado com a saúde sexual. As USFs Mariléa Correa, no Jóquei; e Irmã Dulce, na Trindade; já marcaram as suas datas para as atividades, que têm o tema “Carnaval com Saúde – Ação de Prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis/HIV (ISTs/HIV)”. A primeira vai realizar no dia 10, a partir das 14h; e a segunda no dia 12, a partir das 9h.
A iniciativa tem como objetivo orientar a população sobre práticas seguras, estimular o autocuidado e reduzir os riscos de transmissão no período. Durante as atividades, as equipes multiprofissionais das unidades vão realizar rodas de conversa, palestras nas salas de espera, atendimentos individuais e testagem rápida das hepatites virais b e c, sífilis e HIV.
Os profissionais também vão esclarecer dúvidas sobre sinais e sintomas, formas de transmissão, diagnóstico precoce e tratamento disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). As USFs também fazem a distribuição gratuita de preservativos (masculino e feminino), considerados uma das principais estratégias de prevenção combinada.
“O preservativo é fundamental e protege, não apenas durante o carnaval, mas ao longo de todo o ano. A atividade ganha reforço especial no pré-carnaval devido ao aumento da exposição a situações de risco. Sempre lembramos que ele é o único método capaz de prevenir as doenças. Esse acesso à informação é muito importante para os gonçalenses curtirem o carnaval com responsabilidade e mais cuidado”, finalizou a subsecretária da Atenção Primária em Saúde, Vanessa Peres.
Em São Gonçalo, os moradores têm acesso garantido em todos os postos de saúde, clínicas, polos sanitários e PAMs aos preservativos durante os dias úteis da semana, das 8h às 17h. Os testes rápidos também estão disponíveis na maioria das unidades.
Quem quer evitar a contaminação por HIV/Aids, antes de ter exposição de risco, pode fazer a profilaxia pré-exposição (Prep), que cria uma barreira de proteção contra o vírus HIV, tendo 98% de eficácia. O propósito é prevenir e não tratar ou curar a doença.
Quem já fez sexo desprotegido (sem preservativo) e não quer ter dúvidas em relação à contaminação, pode realizar a Profilaxia Pós-Exposição (PEP). O método para evitar a contaminação pelo HIV pode ser iniciado até 72 horas após a exposição da pessoa ao vírus. A medicação com anti-retroviral tem 98% de eficácia quando usada corretamente.
Unidades com tratamentos, de segunda a sexta, das 8h às 17h
HIV:
Hepatite B e C:
Sífilis:
Locais de Atendimento da Prep (sem marcação: de segunda a sexta, das 8h às 17h)
Locais de Atendimento da PEP (sem marcação: de segunda a sexta, das 8h às 17h)
Urgência e Emergência, diariamente após 17h
Locais de testagem rápida
Autor: Ascom
Notícias relacionadas
Mais Acessados