Início > Saúde > Vigilância Ambiental faz sanitização contra o coronavírus

Vigilância Ambiental faz sanitização contra o coronavírus

Compartilhe isso:


Publicado em:  07/05/2023

São Gonçalo percorre bairros com agentes em motofogs

A Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Gonçalo realizará o trabalho de sanitização contra o coronavírus nesta semana. A pulverização de inseticida para matar o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, será interrompida para a realização do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (Liraa). 

     O trabalho de sanitização é realizado com as motofogs para desinfectar os ambientes contra o coronavírus. Ela usa o quaternário de amônia de 5ª geração diluído em glicerina para a limpeza dos espaços. O quaternário de amônia tem a função desinfectante contra fungos, bactérias e vírus. A aplicação do produto rompe a cápsula do coronavírus e o elimina do ambiente, reduzindo o contágio entre a população. 

     Os locais de aplicação são definidos pelo Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental com base nos casos notificados pelo setor de Vigilância Epidemiológica, que aponta os locais com maiores notificações das doenças no período. As ações acontecem em todos os dias úteis da semana, com exceção de feriados, pontos facultativos e dias chuvosos. 

         A Vigilância Ambiental também tem o pronto-atendimento. Qualquer cidadão pode ligar para o setor e pedir uma visita nos casos de infestação de qualquer vetor. Os pedidos são atendidos, em média, em uma semana. Nesses casos, os agentes averiguam a denúncia e realizam a ação necessária para acabar com os vetores. As denúncias podem ser feitas pelo telefone da Vigilância Ambiental (21) 3195-5198, ramal 1008 ou da Coordenação de Vetores (21) 2604-6446.           

Programação do controle do coronavírus:

Segunda-feira (8): Porto da Pedra e Anaia Grande

Terça-feira (9): Boa Vista, Anaia Pequeno, Arrastão

Quarta-feira (10): Patronato e Arsenal

Quinta-feira (11): Mangueira, Parada 40 e Engenho do Roçado 

Sexta-feira (12): Paraíso e Rio do Ouro

Autor: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content