Início > Saúde > Vigilância Ambiental realiza ação em escola

Vigilância Ambiental realiza ação em escola

Publicado em:  05/05/2023

Equipes levam informação sobre prevenção de doenças

Equipes da Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo realizaram, na manhã desta sexta-feira (5), uma palestra na Escola Municipal Anísio Spínola Teixeira, em Santa Luzia, para ensinar aos alunos e professores ações preventivas contra dengue, zika e chikungunya, que são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. E também como proceder caso apareçam sintomas da doença.

Quem participou da palestra ainda recebeu orientações sobre leptospirose, além de dois produtos que desinfectam a água  e outro que elimina patógenos em hortaliças, legumes e frutas.

José Luiz Viana, coordenador da equipe de informação, educação e saúde, falou sobre a importância da palestra.

“Nós fazemos esse trabalho nas escolas e nas empresas. As nossas equipes também trabalham em campo visitando as casas. Mas, muitas vezes, não conseguimos encontrar essas pessoas em casa. Então, esse trabalho nas escolas e empresas ajuda demais. Eles recebem a informação e levam para a família”, disse.

O setor de Entomologia da Vigilância, que estuda os insetos, montou um stand com lupa, exposição com animais peçonhentos e insetos, com equipes dando orientações sobre como agir em caso de picada de cobras e aranhas.

A dona de casa Luciana Gonçalves, de 31 anos, mãe da aluna Priscila Gonçalves, de 9 anos, ficou surpresa com as informações.

“A Priscila quis me trazer aqui para ver e eu achei muito interessante. Hoje mesmo vou chegar em casa e já checar o que pode ser mudado para não acumular água. Essas informações sobre picada de cobra e aranha são muito boas também”, disse.

É importante lembrar que a Vigilância em Saúde Ambiental realiza o trabalho constante de sanitização contra o coronavírus e a pulverização de inseticida para matar o mosquito Aedes aegypti, mas para ajudar a ação das equipes e manter a casa longe dos vetores, a  população deve limpar calhas e ralos, tapar caixas d’água, colocar garrafas e recipientes com a boca para baixo, preencher os pratos de vasos de plantas com areia, manter lonas de materiais de construção e piscina sempre esticadas, guardar pneus velhos, manter tonéis e latões fechados.

Foto: Julio Diniz