Saúde e Defesa Civil
São Gonçalo vacina grupos prioritários contra gripe neste sábado
02/05/2025
O primeiro Levantamento do Índice Rápido de Infestação do Mosquito Aedes Aegypti (LIRA), deste ano, aponta que o município de São Gonçalo obteve o resultado de 1.4% de infestação de larvas do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. A pesquisa foi realizada pelos agentes de endemias da Vigilância Ambiental da Prefeitura Municipal de São Gonçalo, na primeira semana de janeiro, e o balanço aponta quadro de médio risco, que é considerada até 3.9% de infestação.
O objetivo do LIRA é identificar as áreas da cidade com maior ocorrência de focos e criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, com o objetivo de intensificar as ações nos locais onde existe maior presença do mosquito.
Em São Gonçalo, entre os bairros e localidades com maior índice de infestação estão Dona Yeda (Santa Izabel), Salgueiro, Engenho Pequeno, Engenho do Roçado, Fazenda dos Mineiros, Mutuapira, Guarany e Cruzeiro do Sul.
A Secretaria de Saúde de São Gonçalo notificou, durante todo ano de 2016, 9.120 casos de dengue, seguido por 8.578 de zika e 320 casos de chikungunya. Não foram confirmados casos de microcefalia causados pelo vírus zika.
“A situação está controlada, mas é importante que toda população continue inspecionando suas residências, pelo menos uma vez por semana, à procura de focos do mosquito. As ações já foram intensificadas e a regra básica é não deixar a água parada em qualquer tipo de recipiente”, alerta o secretário de Saúde e Defesa Civil, Dimas Gadelha.
Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Foto: Divulgação
Fonte: Ascom
Notícias relacionadas
Mais Acessados