Início > Saúde > Vigilância Sanitária capacita agentes sobre a gripe aviária

Vigilância Sanitária capacita agentes sobre a gripe aviária

Compartilhe isso:


Publicado em:  29/05/2023

Apesar de não haver casos na cidade, profissionais atuarão como vigilantes e informantes da população

A Vigilância Sanitária de São Gonçalo fará uma palestra em função dos casos de gripe aviária confirmadas em dois animais no Estado, provocada pelo vírus H5N1, para os agentes de controle de endemias (ACEs). A capacitação será no auditório da Faculdade de Formação de Professores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), no Patronato, no próximo dia 31, a partir das 9h30.

A qualificação será ministrada por um especialista em morcegos e animais silvestres, fiscal da Vigilância Sanitária, para nortear os agentes sobre as informações sobre o H5N1. Os ACEs atuarão como vigilantes e informantes na cidade (caso apareça alguma ave silvestre doente ou morta) aos órgãos competentes para as medidas cabíveis. Eles também serão os multiplicadores da informação para a população.

“Os agentes estão sempre em uma dinâmica ativa e de circulação intensa no município. Eles estarão atuando no processo de informar a existência de aves doentes ou mortas no município, além de orientar os moradores para não manipularem tais aves. Isso deve ser feito pelas secretarias de Estado de Saúde, Meio Ambiente ou Agricultura, que recolherão o material para análise laboratorial”, disse o diretor da Vigilância Sanitária, Renato Rangel.

Apesar da preocupação com a gripe aviária – são dois casos confirmados em animais no Estado do Rio de Janeiro (um em São João da Barra e outro em Cabo Frio) – não foi confirmada a transmissão da doença entre humanos.

“A doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves e nem de ovos. A H5N1 é transmitida pelo contato direto com aves infectadas com a doença – vivas ou mortas. Quatro pessoas que tiveram contato com as aves doentes já foram testadas e os exames deram negativo. Elas estão sendo monitoradas”, explicou Renato.

A população deve ficar atenta aos casos de aves doentes ou mortas, principalmente as silvestres. Os animais não devem ser manipulados e os moradores devem acionar a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo.

Na última segunda-feira (22), o Ministério da Agricultura decretou emergência zoosanitária no país. O objetivo é evitar que a doença chegue à produção de aves de subsistência e comercial, além de preservar a fauna silvestre e a saúde humana. A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo atende pelo telefone (21) 3195-5198, ramal 1005, ou pelo email: vigilanciasanitaria@pmsg.rj.gov.br.

Autor: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content