Início > Saúde > Vigilância Sanitária facilita notificações de zoonoses

Vigilância Sanitária facilita notificações de zoonoses

Compartilhe isso:


Publicado em:  12/12/2023

Comunicados podem ser feitos pela internet  

A Vigilância Sanitária de São Gonçalo criou dois meios para que veterinários realizem as notificações de zoonoses em geral e, separadamente, da esporotricose. Para facilitar a vida dos profissionais, eles não precisam mais seguir até a Vigilância Sanitária. A partir de agora, basta acessar dois links específicos ou QR Codes. 

    Para as zoonoses em geral, que têm notificação obrigatória – como a raiva e a leishmaniose, os veterinários podem acessar o link: https://forms.gle/RvAosafS14X4YmCM9. Já para a esporotricose – que passou a ter a notificação obrigatória no Estado do Rio – há um segundo link: https://forms.gle/VmZgQvZAXRF9xpBfA.  

     “As notificações das zoonoses em São Gonçalo, apesar de obrigatória, são subnotificadas. Temos a consciência da dificuldade dos profissionais virem até a Divisão de Controle de Zoonoses da Vigilância (DCZVS) e, por isso, estamos facilitando esse acesso. Com esses dois meios, os veterinários poderão fazer as notificações pelo celular”, disse o diretor da Vigilância Sanitária, Renato Rangel.

    As notificações das zoonoses são importantes para o mapeamento dos locais com mais casos, mobilização de ações de combate e consequente controle das doenças.

“Precisamos saber quais são os locais e a quantidade real para traçar planos e erradicação das doenças. O combate à leishmaniose, por exemplo, se faz com o controle do vetor, que é o mosquito palha. Um caso dessa doença permite que a Prefeitura de São Gonçalo desencadeie uma série de atividades para conter seu avanço, prevenindo outros casos”, explicou o veterinário, chefe do setor de zoonoses, Rodrigo Calcaterra.

Autor: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content