Início > Saúde > Vigilância Sanitária fará ações em mercados da cidade

Vigilância Sanitária fará ações em mercados da cidade

Compartilhe isso:


Publicado em:  10/02/2023

Equipes irão monitorar qualidade de produtos industrializados 

O Departamento de Controle de Zoonoses e Vigilância Sanitária de São Gonçalo começa, na próxima semana, a monitorar a qualidade dos produtos industrializados dos mercados da cidade. A ação faz parte do Programa de Monitoramento de Alimentos da Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde e vai acontecer em todo o Estado para constatar possíveis irregularidades junto aos fabricantes. 

Cada cidade fica responsável por um tipo de coleta de alimento. São Gonçalo vai recolher das prateleiras dos mercados para avaliação: arroz, ervilha, grão de bico, milho de pipoca, pães, bolos, biscoitos e queijo tipo meia cura padrão. “A população ganha em segurança alimentar que se inicia ao adquirir produtos comercializados dentro dos padrões de qualidade, da produção até o repasse das informações nutricionais ao consumidor final”, disse o diretor Marcelo Sá Lima, do Departamento de Controle de Zoonoses e Vigilância Sanitária de São Gonçalo. 

 Os resultados saem, em média, em 30 dias após a coleta. Caso tenha alguma irregularidade no produto, o fornecedor é avisado para que se adeque às normas e pode ser multado, dependendo da infração. Os produtos podem ser recolhidos das prateleiras. Os laudos com caso de interdição cautelar ou recolhimento são publicados no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro ou Diário Oficial da União através da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), caso a circulação do produto seja nacional. 

Autor: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content