Início > Saúde > Vigilância Sanitária inscreve profissionais para capacitações

Vigilância Sanitária inscreve profissionais para capacitações

Compartilhe isso:


Publicado em:  11/03/2024

Calendário de palestras vai até final de maio

A Vigilância Sanitária de São Gonçalo está com inscrições abertas para diferentes capacitações até o fim do mês de maio. A próxima, que será sobre boas práticas sanitárias dos procedimentos orofaciais, acontece no dia 18 de março e é destinada para esteticistas, dentistas e profissionais em geral que trabalham com procedimentos na face. A palestra será realizada, às 10h, no auditório da Secretaria de Saúde e Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo, no Boa Vista. 

     Para todas as capacitações são oferecidas 45 vagas e as inscrições podem ser feitas pelo link: docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe4bAo4oJkmHID2nmM9KEpm5WnAtPEQndP6ri9yykrT1ZEeQ/viewform até o preenchimento das vagas disponíveis. Todas serão realizadas no auditório da Secretaria em dias e horários diferentes (confira a programação abaixo). Os participantes receberão o certificado emitido pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps), ligado à Secretaria.

     A palestra dos procedimentos orofaciais será ministrada pelo farmacêutico e fiscal da Vigilância Sanitária Francisco André da Costa Lisboa. Ele falará sobre todas as legislações pertinentes e as questões sanitárias que devem ser observadas pelos profissionais no ambiente de trabalho. 

   As primeiras capacitações do ano foram voltadas para as merendeiras e diretores que atuam nas escolas e creches conveniadas com o município. Com o tema “Manipulação e Armazenamento de Alimentos”, a qualificação orientou mais de 100 merendeiras e foi ministrada pelas fiscais sanitárias e médicas veterinárias Taty Cristina Cardoso Machado e Márcia Cristina Marques no dia 22 de fevereiro. 

    No dia 27 do mesmo mês, a orientação foi feita para as diretoras e responsáveis pelas unidades. As fiscais prestaram orientações e reforçaram a necessidade da correta higienização dos alimentos e de todas as dependências das escolas e creches. O diretor do Departamento de Controle de Zoonoses e Vigilância Sanitária (DCZVS), Renato Teixeira Rangel, enfatizou sobre a importância das capacitações. 

     “No dia 22 de fevereiro, demos início ao nosso calendário de capacitações do ano de 2024 e estamos muito entusiasmados com os temas que iremos abordar. Vamos incluir muitas categorias. Iniciamos visando a segurança alimentar de nossas crianças e, em seguida, reforçamos a necessidade da higiene sanitária no ambiente escolar. O nosso comprometimento é com a população. Temos observado as legislações em vigor e nossas capacitações possuem respaldo na Resolução SES n°3191/2023”, disse Renato. 

Capacitações:     

  1. 18/03/2024, às 10h, Procedimento Orofacial: Boas práticas sanitárias, aplicação das legislações correspondentes e questões sanitárias que devem ser observadas. Palestrante: farmacêutico e fiscal sanitário Francisco André da Costa Lisboa.
  2. 19/03/2024, às 13h, Boas Práticas Sanitárias para Instituições de Longa Permanência para Idosos (Ilpis). Palestrante: enfermeira e fiscal sanitária Maria Cláudia Ângelo de Souza Castelo e o médico veterinário Marcelo Vianna.
  3. 02/04/2024, às 13h, Boas Práticas Sanitárias para Comunidade Terapêutica Base Legal. Palestrante: enfermeira e fiscal sanitária Maria Cláudia Ângelo de Souza Castelo.
  4. 11/04/2024, às 13h, Normas sanitárias para o funcionamento regular de clínicas, hospitais e consultórios veterinários. Palestrante: médico veterinário e fiscal sanitário Carlos Maurício Gomes Ribeiro. 
  5. 17/04/2024, às 14h, Segurança Alimentar. Palestrante: médica veterinária e bióloga Alana Pereira da Silva.
  6. 23/04/2024, às 14h, Bronzeamento e estética: apresentação das legislações pertinentes e questões sanitárias que devem ser observadas. Palestrante: enfermeira e fiscal sanitária Maria Cláudia Ângelo de Souza Castelo.
  7. 09/05/2024, às 14h, Boas práticas sanitárias para os serviços de embelezamento – apresentação das legislações pertinentes e questões sanitárias que devem ser observadas. Palestrante: médica veterinária e bióloga Alana Pereira da Silva.
  8. 17/05/2024, às 14h, Armazenamento e boas práticas nos serviços de alimentação: informações sobre a necessidade do cumprimento das práticas sanitárias dentro do ambiente escolar. Palestrante: médica veterinária e fiscal sanitária Erika de Souza Costa.
  9. 21/05/2024, às 10h, Dengue e Arboviroses – como abordar a prevenção como meio essencial para o combate e a interferência da ação nos seres humanos. Palestrante: médico veterinário e fiscal sanitário Sílvio Pimentel. 

Autor: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content