Início > Desenvolvimento Urbano > Vista Alegre recebe pacote de obras em 28 ruas

Vista Alegre recebe pacote de obras em 28 ruas

Publicado em:  02/12/2023

Intervenções de drenagem e pavimentação eram esperadas há décadas

O mês de dezembro começou com presente de Natal antecipado para os moradores do bairro Vista Alegre, que receberam, no início da tarde desta sexta-feira (1º), a entrega de 28 ruas pavimentadas, em uma ação da Prefeitura de São Gonçalo, que levou diversão e lazer para os moradores.

Uma grande festa foi montada para os moradores na Rua Presidente Truman, com música ao vivo executada pela Camerata da Orquestra Municipal de São Gonçalo e pela Caravana de Arte e Lazer, da Fundação de Artes, Esporte e Lazer (Faelsg), que levou muita diversão para as crianças do bairro, com gincanas, brinquedos infláveis e um delicioso lanche para os pequenos recarregarem as energias.

“Estamos trabalhando muito. A grande parceria que montamos com o governador Claudio Castro tem mostrado que realmente está trazendo benefícios para a população gonçalense. É isso que a gente precisa: trabalho! Transformar a cidade de São Gonçalo. E só quem faz parte da minha equipe é quem realmente quer trabalhar, quem realmente se dedica à causa pública. Não queremos conversa fiada! Conversa fiada já fizeram há tempos atrás. A gente precisa é de trabalho! ”, disse o prefeito Capitão Nelson.

O prefeito também destacou as obras que estão sendo realizadas em 64 ruas no bairro Jardim Bom Retiro e anunciou uma novidade de primeira mão aos moradores das ruas contempladas pelas obras em Vista Alegre: a chegada, em breve, do programa Ilumina São Gonçalo, modernizando a iluminação do bairro com lâmpadas de LED, mais eficientes e econômicas.

A Prefeitura de São Gonçalo fez um grande investimento nas obras de infraestrutura no bairro Vista Alegre. Foram R$ 65 milhões para transformar 12,5 quilômetros, com pavimentação, drenagem e novas calçadas.

“É uma satisfação ver tudo o que está acontecendo em nossa cidade, em especial no segundo e terceiro distritos, que foram abandonados nas últimas gestões. Todos os prefeitos que passaram aqui antes só davam atenção para o Centro e bairros do entorno. De Alcântara para cima, eram ruas com pura lama, esgoto a céu aberto, iluminação e postos de saúde precários”, disse o secretário de Estado das Cidades, Douglas Ruas, destacando a elaboração do Plano Estratégico Novos Rumos, essencial para alavancar a realização de obras de infraestrutura no município e elaborado quando ele era secretário de Gestão Integrada e Projetos Especiais de São Gonçalo.

Douglas Ruas ressaltou, ainda, a importância da parceria com o Governo do Estado para a realização das intervenções no bairro, que terão mais 29 ruas entregues no pacote de obras Vista Alegre II, com previsão de entrega para o primeiro semestre de 2024.

A população local fez questão de ressaltar o contraste e qualidade de vida que vieram junto às obras de drenagem e pavimentação, pondo fim a décadas de descaso e abandono das gestões municipais anteriores.

“Quando chovia, os carros ficavam até agarrados por causa dos inúmeros buracos. Meu pai não conseguia nem sair com o carro. A população já passou muitas situações complicadas por conta de alagamentos. A água que descia das ruas de cima inundava tudo aqui embaixo”, disse Gleice Jane dos Santos, técnica de enfermagem e moradora da Rua Itaporanga há 27 anos.

“Há 50 anos os moradores daqui, quando chovia, não podiam passar por causa da lama. Na minha casa eu não podia abrir a janela, porque era poeira para todo canto. Hoje nós estamos vivendo o momento mais feliz do bairro de Vista Alegre. Ao Capitão Nelson e sua equipe, o nosso muito obrigado”, disse o morador Sebastião Novaes, que representou os moradores do bairro durante a entrega das obras.

A Estrada Almirante Pena Boto, que é a mais extensa da região, recebeu obras ao longo de quase dois quilômetros, com a instalação de novas manilhas para ajudar no escoamento das águas pluviais. O bairro já vem recebendo intervenções desde o ano passado. Em uma parceria da Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, com o Governo do Estado do Rio, mais ruas da região estão recebendo drenagem e pavimentação e devem ser finalizadas no primeiro semestre do ano que vem.

Também acompanharam a entrega das obras, o vice-prefeito Sérgio Gevú, o secretário de Desenvolvimento Urbano, Júnior Barboza, o deputado federal Altineu Côrtes e os vereadores Nelsinho Ruas e Felipe Brito.

Foto: Julio Diniz