Início > Saúde > Vista Alegre vai ganhar nova unidade de saúde

Vista Alegre vai ganhar nova unidade de saúde

Compartilhe isso:


Publicado em:  25/01/2024

USF terá capacidade para atender 16 mil usuários por mês  

Após três meses do início das obras, a construção da nova USF Vista Alegre já começou a ganhar ‘ares’ de unidade. Todas as paredes estão levantadas e as escoras para a colocação da laje estão sendo instaladas. Localizada na Estrada São Pedro, o equipamento deve ser entregue este ano e terá capacidade para atender 16 mil usuários com atendimentos médicos, serviços e exames laboratoriais.

O posto de saúde vai abrigar quatro equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF), dentistas e ainda terá equipe do Emulti – equipe multiprofissional composta por nutricionista, fisioterapeuta, educador físico, assistente social, psicólogo e fonoaudiólogo. Equipes dos programas da Atenção Básica, de apoio e administrativas também estarão disponíveis. 

A nova unidade terá recepção com sala de espera e fraldário, sala para os agentes comunitários de saúde (ACs), oito consultórios multifuncionais, consultório odontológico com duas cadeiras para atendimento, consultório ginecológico, salas de curativos, imunização, coleta laboratorial, estoque, inalação, descontaminação, esterilização, copa, farmácia, almoxarifado e área livre de convivência com jardim. 

Assim como todas as demais obras realizadas pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Gonçalo, a USF Vista Alegre terá ambientes humanizados, climatizados e padronizados. Ele receberá adequações gerais e de acessibilidade (rampa, piso tátil, barras, banheiros adaptados para pessoas com deficiência e com campainha de alerta) – tudo conforme as normas da Anvisa: a RDC 50, que diz respeito aos ambientes e a NBR 9050, sobre acessibilidade. 

Autor: Ascom
Foto: Renan Otto

Notícias relacionadas

Skip to content