Guarda Municipal
Guarda prende homem que tentou furtar cabos no Mutondo
31/10/2025
Números são resultado direto da preparação realizada pelos agentes
A Guarda Municipal de São Gonçalo realizou mais de 300 conduções de suspeitos de prática de crimes desde o início de 2025. O número exemplifica, na prática, o trabalho preventivo, com estudo e o devido cuidado, feito pelos agentes da corporação por toda a cidade. Apenas no mês de outubro, foram feitas 55 conduções, que resultaram em 15 prisões. Desde janeiro, o saldo é de 308 conduções, das quais 147 terminaram em prisão .
A maioria das ocorrências foi realizada em parceria com a Central de Segurança de São Gonçalo (CSSG), da Secretaria de Meio Ambiente e Transportes, responsável pelas 440 câmeras de monitoramento instaladas pela cidade. Muitos dos criminosos presos são acusados de furto, mas há ocorrências ligadas à violência de gênero.
Um dos destaques do mês aconteceu no dia 6 de outubro, quando os guardas flagraram um homem por agressão à esposa. Eles foram acionados para a ocorrência por volta das 23h, depois que uma mulher deu entrada ferida na Unidade Municipal de Pronto Atendimento (UMPA) do Pacheco. O suspeito foi localizado após buscas enquanto a vítima recebia o devido atendimento. O acusado já possuía oito anotações criminais por crimes como roubo, de vias de fato e lesão corporal.
No dia 16 de outubro, dois homens foram presos após invadirem um estabelecimento comercial na Rua Doutor Francisco Portela, no bairro Zé Garoto. Os guardas estavam em patrulhamento quando, por volta das 1h35, foram acionados por agentes da CSSG após as câmeras de monitoramento do município flagrarem os suspeitos. Imediatamente, os agentes foram até o local indicado e prenderam os acusados.
“O nosso trabalho está alinhado ao preparo dos nossos profissionais. Neste mês de outubro, focamos muito nas denúncias que a população vem fazendo e também em estratégias de inteligência urbana. É muito gratificante poder ver o nosso trabalho transformando a cidade, com muito foco e determinação”, destacou o comandante da Guarda Municipal, Ewerton Mendes.
Centro de Formação e Instrução da Guarda Municipal de São Gonçalo – Os números são resultado de muito trabalho, preparo e das diversas capacitações feitas pelos agentes. Os agentes realizam cursos através do Centro de Formação e Instrução da Guarda Municipal de São Gonçalo (CFIGMSG). Instituído pelo decreto 198/2019, o CFIGMSG é a instância responsável pela formação, instrução, capacitação e aperfeiçoamento dos agentes da Guarda Municipal.
É de responsabilidade do CFIGMSG também ministrar cursos de formação básica de guardas municipais do município, com aulas teóricas, práticas, estágios, disciplinas como uso da força, legislação, patrulhamento comunitário, atividades sócio-pedagógicas e etc, além de ofertar de cursos contínuos de capacitação sobre temas como direitos humanos, violência de gênero, segurança pública, defesa pessoal, saúde mental, trânsito, direção defensiva e abordagens.
Autor: Ascom
Foto: Julio Diniz
Notícias relacionadas
Mais Acessados