Início > Saúde > Agosto dourado: Secretaria de saúde promove calendário de atividades pelo aleitamento materno

Publicado em:  05/08/2019

O aleitamento é o primeiro hábito saudável do mundo. Sendo considerado a primeira vacina do bebê, o leite materno é rico em proteínas e anticorpos. Celebrando o Agosto Dourado, mês da promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, a secretaria de Saúde de São Gonçalo preparou um calendário de ações informativas e de apoio às mães e toda a família.

“Existem muitos mitos e verdades sobre a amamentação. Algumas pessoas falam que só o leite materno não alimenta ou que o leite é fraco, mas isso não é verdade. Até os seis meses o aleitamento materno pode ser exclusivo. Amamentar não é uma tarefa fácil, muitas mães escutam falas que desanimam ou desestimulam, muitas vezes da sua própria família, por isso a importância de estarmos desde o início do pré-natal incentivando e tendo empatia com essa mãe. Sem o incentivo, na primeira dor uma pessoa pode desistir”, disse a nutricionista e coordenadora do Programa de Aleitamento da subsecretaria de Atenção Básica, Aline Aguiar.

Na próxima quinta-feira (08) acontece o “Mamaço”, no São Gonçalo Shopping, das 10h às 14h. A atividade realizada pelo Programa de Aleitamento em parceria com o Programa de Saúde do Homem, tem como objetivo criar um espaço de diálogo com as mães e seus parceiros , afirmando a importância da amamentação em livre demanda. Desde novembro de 2015, sancionada pelo Governo do Estado do Rio, a Lei 7115 assegura às mães a amamentação em estabelecimentos, independente da existência de áreas segregadas para o aleitamento. De acordo com a lei, o estabelecimento situado no Estado do Rio de Janeiro, que proibir ou constranger o ato da amamentação em suas instalações, está sujeito à multa.

Já no dia 13, a Clínica Municipal Gonçalense, no bairro Mutondo, também irá realizar atividades voltadas para o aleitamento, a partir das 9h. Dia 15 é a vez do Polo Sanitário Rio do Ouro, às 8h30 e dia 20, na USF Coelho, à partir das 13h. No Polo Hélio Cruz, no bairro Alcântara, durante todos os dias de atendimento estão sendo realizadas palestras e rodas de conversa junto às famílias com temas variados como Vantagem do Aleitamento, Posicionamento correto na amamentação, Alergia e proteína do leite de vaca na lactante, Introdução alimentar, dentre outros.

“A gente atua efetivamente enquanto Atenção Básica no sentido da promoção das informações e prevenção da saúde dentro do cotidiano dessas famílias. A intenção é orientar a gestante quanto a importância da amamentação. Achamos necessário focar todos os dias, e conversando com as famílias, geramos aqui multiplicadores de cada uma dessas ações e informações tão importantes”, afirmou Ana Paula dos Santos Silva, diretora do Polo Hélio Cruz.

Encerrando as atividades, dia 28 de agosto a secretaria realiza o I Simpósio do aleitamento materno: a importância da atenção materno infantil. O evento, que acontece no Ministério Público, tem como público alvo alunos e profissionais da saúde e as inscrições seguem abertas até o dia 21. A programação acontece das 8h às 12h, onde serão discutidos aspectos psicológicos da gestação ao pós-parto e o Aleitamento materno: dificuldades na produção e manejo das intercorrências. A inscrição é gratuita, com contribuição voluntária de 1Kg de alimento não perecível.

“A digestão do leite materno é mais fácil. Isso diminui a chance do bebê sofrer com enjoos e cólicas. O leite materno previne infecções, obesidade, colesterol alto e diabetes. O bebê cresce mais forte e sadio. Poder realizar ações que façam essas informações chegarem as mães e suas famílias, garante que esse processo seja natural e empodere essas mães nesse momento tão especial”, afirmou a subsecretária de Proteção Básica, Maria Auxiliadora Rodrigues.

Doação: O leite materno é importante para todos os bebês, principalmente para os que estão internados e não podem ser amamentados pela própria mãe. Todos os anos aproximadamente 150 mil litros de leite materno humano são coletados, processados e distribuídos aos recém-nascidos de baixo peso que estão internados em unidades neonatais de todo o Brasil.

A secretaria de Saúde de São Gonçalo possui uma parceria com o Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP), de Niterói, e para aquelas que desejam doar leite materno disponibiliza o telefone 2629-9234 para solicitar a rota da doação. Uma equipe vai até a casa da doadora, informa todo o processo de esterilização e coleta.

Toda mulher que estiver amamentando pode ser uma doadora de leite humano. Basta ser saudável e não tomar medicamentos que interfiram na amamentação. É importante que todas as mulheres saibam que ao doar seu leite, ela não estará prejudicando seu bebê. Pelo contrário, quanto mais ela amamenta ou doa, mais leite produz. Além disso, praticamente não há riscos de transmissão de qualquer doença. Todo leite doado é analisado, pasteurizado e submetido a um rigoroso controle de qualidade antes de ser oferecido a uma criança.

I Simpósio do aleitamento materno
Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdJeYPFhMFxeP1i-hyMoPXGi-ffkRASbduEJEDCqrziMkbaEw/viewform

Autor: Thayná Valente