Início > Cultura e Turismo > Arte em ladrilhos na Casa das Artes

Arte em ladrilhos na Casa das Artes

Compartilhe isso:


Publicado em:  17/06/2019

Ótima opção para os amantes das artes plásticas, a exposição LadrilhArte – Um Olhar Contemporâneo, de Joci Sampaio, ficará em cartaz na Casa das Artes entre os dias 15 e 30 de junho. O espaço é gerido pela Fundação de Artes de São Gonçalo (FASG) e oferece ingresso gratuito para a população. Faixa etária livre.

Os ladrilhos e azulejos são meios milenares de expressão artística, o que chamou a atenção do artista. Os temas das obras oscilam entre os relatos de episódios históricos, cenas mitológicas, iconografia religiosa e uma extensa gama de elementos decorativos aplicados à parede, a exemplo de pavimentos e tetos de palácios, jardins, edifícios religiosos, como igrejas e conventos, de habitação e públicos.

“A exposição LadrilhArte – Um Olhar Contemporâneo não deseja contar essas histórias, mas subverter o uso convencional, colar por cima, aliar ao digital e abrir caminho através da mudança de paradigma”, ressalta o autor Joci Sampaio.

A exposição destaca assuntos como a tragédia em Mariana (MG), o conturbado momento político no Brasil, entre outros, e homenageia personalidades como Carolina Maria de Jesus, Marielle, Milton Nascimento e Elis Regina.

O artista define seu estilo ao afirmar que “vai do realismo espontâneo ao abstracionismo. Fazendo uso quase predominante da técnica Mixed Media, cria mosaicos e apresenta novos sentidos ao seu uso”, avalia Joci.

Através da sua percepção, as obras do artista acomodam este tipo de material (ladrilho e azulejo) em meio à arte, muito além de um simples revestimento de parede ou piso.

“Os artistas imortais que trabalharam esse material tão rico e versátil, como fez Cândido Portinari, não tinham em mãos a infinidade de tintas e pincéis digitais de hoje. Também não imaginavam um mundo tão caótico e urbano como o nosso. Imagino os trabalhos brilhantes que fariam com suas genialidades”, opina o artista.

Joci Sampaio – O artista plástico é natural de São Gonçalo e se destaca com seu estilo marcado por forte influência do Realismo Espontâneo, Abstracionismo e Minimalismo. Estudou Artes Visuais no curso de arte dramática da renomada Escola Técnica de Teatro Martins Penna, a mais tradicional escola de teatro da América Latina. Desde então dedica-se a desbravar novas maneiras de fazer arte, e de forma autodidata, procurando assim alcançar resultados diferentes dos outros artistas da academia.

A Casa das Artes fica na Rua Cel. Moreira César, s/nº, Zé Garoto, e a exposição poderá ser visitada de terça a sexta-feira, das 9h às 17; e aos sábados, das 9h às 12h. A entrada é franca e aberta a todas as idades.

Autor: Ascom
Foto: Divulgação

Notícias relacionadas

Skip to content