Início > Meio Ambiente > Arte sustentável ganha destaque na Casa das Artes de São Gonçalo

Arte sustentável ganha destaque na Casa das Artes de São Gonçalo

Publicado em:  15/03/2018

Garrafões, latas, pedaços de madeira, retalhos de juta, chita e até cetim. Com esses materiais básicos, a artista gonçalense Rosana Roldon cria peças lindas e de grande significado em seu atelier no Jardim Catarina, onde mora. O trabalho, totalmente sustentável, pode ser visto na exposição Negritude do Brasil, em cartaz na Casa das Artes, em São Gonçalo. A mostra faz parte do programa “21 Dias de Ativismo contra o Racismo”.

“Essa exposição é a realização de um sonho para mim, é muito gratificante estar aqui hoje, foi um momento muito esperado porque há muito tempo eu aguardava um reconhecimento. Eu gosto muito de arte, de artesanato e eu amo o que faço”, afirma Rosana.

Entre as peças em exposição está o Troféu Personalidade Três Negras de Axé, oferecido pelo Centro Comunitário do Jardim Catarina anualmente a pessoas que se destacam no trabalho em prol do bairro. Segundo a coordenadora geral do Centro, Rosilene Rodrigues, o evento, que tem o mesmo nome do troféu, reúne atrações musicais, capoeira e uma deliciosa feijoada. “O evento é realizado sempre no mês de dezembro e tem o objetivo de chamar a atenção dos moradores para o trabalho realizado pelo Centro em favor da comunidade”, explica Rosilene.

A coordenadora da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Aretha Salles, ressaltou a importância do trabalho de Rosana Roldon. “Quando nós ficamos sabendo da existência dos trabalhos da Rosana, eu fui ver porque me falaram que era um trabalho artístico, porém sustentável. Quando eu cheguei e vi que era um trabalho 100% sustentável, fiquei encantada. Esses trabalhos que a gente separou para esta mostra são especificamente voltados para a cultura negra porque a gente está nos 21 dias contra o racismo. Então, essas peças foram escolhidas por serem emblemáticas. São peças acessíveis, feitas com materiais reutilizados como pedaços de madeira, latas de leite, garrafões, telhas, tecidos, com extremo valor artístico. Nós agradecemos muito à Secretaria de Cultura por nos ajudar a proporcionar uma bela exposição ao povo gonçalense e, principalmente, mostrar o trabalho de uma artista da nossa cidade, já que esta é a primeira exposição de Rosana Roldon.

A exposição “Negritude do Brasil” já está aberta ao público, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, na Casa das Artes, até o dia 30 deste mês. Porém, a inauguração oficial será no próximo dia 20, às 15 horas. A Casa das Artes fica na Rua Coronel Moreira César, no bairro Zé Garoto.

Autor: Selma Nogueira
Foto: Girley Oliveira