Início > Saúde > Clínica Municipal do Barro Vermelho tem palestra sobre os males do Tabaco

Clínica Municipal do Barro Vermelho tem palestra sobre os males do Tabaco

Publicado em:  22/05/2019

Nesta quarta-feira (22), aconteceu mais uma ação no município em celebração ao Dia Mundial Sem Tabaco, comemorado no dia 31 de maio. Dessa vez, a atividade ocorreu na Clínica Municipal Gonçalense do Barro Vermelho, onde profissionais da saúde que atuam nos grupos de tabagismo apresentaram aos pacientes os males do uso do cigarro, o programa de tabagismo e os serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa, promovida pela Secretaria de Saúde, estará em 8 unidades do município até o final do mês, com um objetivo de conscientização.

A programação contou com algumas palestras que visam reforçar a missão de combater o tabagismo e incentivar hábitos saudáveis, proporcionando bem-estar físico. Primeiramente, houve a apresentação da coordenadora municipal de Tabagismo, Juliana Galdino, apresentando o programa e as consequências do tabaco à saúde.

“Tabaco e saúde pulmonar são fatores que não combinam em conjunto, por isso queremos reforçar e mobilizar as atuações contra o vício do fumo, que hoje é considerado doença de saúde pública mundial. A nicotina é a substância que ocasiona o vício e está presente não só no cigarro comum, mas também nos que têm sabores. Do mesmo modo que o narguilé, muito utilizado pela população jovem, que faz tão mal quanto ou pior que o cigarro, uma vez que 1 hora de narguilé equivale a 100 maços de cigarros. Realizar a mudança de hábito é fundamental para obter êxito no tratamento, mas antes é necessário conhecer sobre esse problema, como ele se inicia, quais os sintomas, as consequências e como tratá-lo”, explica.

Logo após, alguns profissionais da unidade que trabalham com os participantes do grupo de tabagismo conversaram com as pessoas presentes na ação, como a fisioterapeuta, Aline Marques, e a enfermeira, Karine da Silva.

“Estamos hoje aqui para explicar sobre os grupos que acontecem aqui na clínica todas as quartas-feiras e como são as sessões. Há toda uma avaliação, um acolhimento até disponibilizarmos aos pacientes o uso do adesivo, o responsável pelo controle e reposição da nicotina. Temos diversos profissionais voltados a uma parte do tratamento, como o psicólogo, o educador físico, a fisioterapeuta e outros. A fisioterapeuta, por exemplo, ajuda o paciente na parte respiratória, dando dicas de relaxamento quando estiver com vestígios de abstinência. Já o psicólogo apoia o usuário através de exercícios e elevação de autoestima, controlando a ansiedade, e assim por diante. Cada pessoa que chega para mim e diz que graças a gente está sem fumar, é uma emoção inexplicável”, afirma Karine.

Além disso, houve os depoimentos de 2 ex-fumantes sobre todo o processo de tratamento, a distribuição de folders explicativos e o encaminhamento dos interessados para os locais de tratamento próximo de suas residências.

Francisco José da Costa, tem 70 anos, é aposentado e morador do bairro Santa Catarina. Ele conta que é fumante há mais de 50 anos e só agora está conseguindo parar de vez. “Fumo desde que era adolescente, na época em que fumar era moda. Comecei e não parei, todas as vezes que tentei voltava. Até que há 1 ano atrás fui ao grupo de tabagismo aqui da unidade e a equipe me acolheu. O tratamento não é tão difícil quanto parece. Se você tiver incentivo e força de vontade, você vai conseguir largar o vício. Importante que no grupo há essa troca em que cada um apoio o outro. Aqui estou eu há 1 ano sem o cigarro e sem a menor falta dele”, informa.

Em relação aos grupos de tabagismo, a cidade, hoje, conta com 118 unidades cadastradas da atenção básica e quatro unidades da atenção especializada (PAM Coelho, PAM Neves, PAM Alcântara e o ambulatório aplicado Nise da Silveira). Todas realizando grupos de combate ao tabagismo e atuando com 20 médicos e 165 enfermeiros, além do apoio dos profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), capacitados no tratamento de 434 pacientes. Apenas na Clínica Municipal Gonçalense, cerca de 70 pessoas já passaram pelo tratamento.

Para participar de um dos grupos de Terapia Cognitiva e Comportamental (TCC) é preciso se cadastrar em um dos postos de saúde que realizam o atendimento. Maiores informações, também estarão disponíveis nesses eventos até o final do mês.

Programação:

17/05 às 10h – Polo Sanitário Paulo Marques Rangel (Portão do Rosa)

21/05 às 9h – Polo Sanitário Rio do Ouro

22/05 às 9h – Clínica Municipal Gonçalense (Barro Vermelho)

23/05 às 9h – Clínica da Família Zerbini (Arsenal)

27/05 às 14h – Clínica Municipal Gonçalense (Mutondo)

28/05 às 13h – Polo Sanitário Hélio Cruz (Alcântara)

29/05 às 13h – Polo Sanitário Jorge Teixeira de Lima (Jardim Catarina)

31/05 às 9h – Polo Sanitário Washington Luiz Lopes (Zé Garoto).

Autor: Raquel Muniz
Foto: Jonas Guimarães