Início > Educação > Crianças de creche em São Gonçalo aprendem sobre noções de trânsito

Crianças de creche em São Gonçalo aprendem sobre noções de trânsito

Publicado em:  15/04/2024

Projeto Escola Cidadã é desenvolvido pela Secretaria de Transportes

Mais de 100 crianças da Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) Formando Vidas, no bairro Mutuaguaçu, aprenderam sobre orientações de trânsito através do projeto Escola Cidadã, desenvolvido pelo Departamento de Educação para o Trânsito da Secretaria de Transportes da Prefeitura de São Gonçalo, nesta segunda-feira (15). Essa foi a primeira escola em que o projeto esteve em 2024.

Através de videoaulas, as crianças das 12 turmas da unidade, que cuida do Berçário II à Pré-Escola II, foram ensinadas sobre a importância de olhar para os dois lados da rua ao atravessar, o cuidado que os adultos devem ter para não dirigir depois de ingerir bebidas alcoólicas, os cuidados ao andar de moto e outros. Dessa forma, as crianças já crescerão tendo essas noções de trânsito e conseguirão também conscientizar seus pais.

O secretário de Transportes Fábio Lemos falou sobre o objetivo do projeto. “O Departamento de Educação para o Trânsito, através do Escola Cidadã, vai até as escolas e trabalha a questão da orientação de segurança para o trânsito desde a Educação Infantil até o 9° ano do Ensino Fundamental. Dependendo do nível das escolas, produzimos o material. Hoje, como estamos lidando com crianças mais novas de creche, os vídeos são bem curtinhos”, explicou.

Foram apresentados vídeos que falam sobre a importância do cinto de segurança, da sinalização vertical e horizontal, a importância de dar a mão para um adulto quando for atravessar a rua, dentre outros. Tudo de forma lúdica, com princesas e desenhos explicativos.

Além de vídeos, o Departamento também forneceu jogos com temática de trânsito para a unidade escolar, entre os quais jogos de tabuleiro, memória e dominó.

A diretora da Umei, Eliete da Costa Rodrigues, explicou que foi ela quem solicitou a ação na escola por entender a importância desse tipo de ensino para as crianças.

“Esse projeto é importante para todos os alunos. Eu trabalhei, anteriormente, em uma outra unidade de ensino e conheci o Escola Cidadã. Me lembrei do projeto, me interessei e agendei para que ele ocorresse aqui também. Na minha opinião, a educação no trânsito tem que ser trabalhada nas crianças desde cedo. Esses pequenos vão conscientizar também seus pais, levando esses ensinamentos para casa”, afirmou.

Para inscrever a escola no projeto, basta enviar email para o semtran.edu@gmail.com solicitando agendamento e mencionando para quais turmas deve ser direcionada a realização do trabalho. É necessário deixar telefone para contato.

Foto: Julio Diniz