Início > Educação > Curso superior gratuito para professores de São Gonçalo

Curso superior gratuito para professores de São Gonçalo

Publicado em:  28/01/2023

Profissionais da rede municipal podem se cadastrar

Professores de Educação Básica da rede municipal de São Gonçalo, que não possuem curso superior ou que lecionam em área diferente da sua formação, têm até o dia 7 de fevereiro para se cadastrar ou atualizar o cadastro na Plataforma da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) https://eb.capes.gov.br/portal/ e se pré-inscrever no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). São oferecidas 160 vagas para o curso de Pedagogia, distribuídas em três universidades no Rio de Janeiro, de forma totalmente gratuita.

Na plataforma online, é necessário preencher o currículo profissional ou atualizar os dados e concordar com o termo de aceite. Após o preenchimento curricular, os interessados deverão apertar a aba ‘Interesse em Formação’ e selecionar uma das opções que aparecem. Poderão participar do programa os professores da rede pública de educação básica que comprovarem estar no exercício da docência.

As Instituições de ensino superior disponíveis no Rio de Janeiro são: Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro (UniLaSalle/RJ); Faculdade Gama e Souza (FGS) e Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (Faetec). Os profissionais cadastrados que forem selecionados serão submetidos ao processo seletivo determinado pela instituição de ensino superior selecionada.

Parfor – O Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) tem o objetivo de ofertar aos professores da rede pública da educação básica oportunidade de acesso à formação específica de nível superior em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam, estimulando a aproximação entre a educação superior e a educação básica, sem custos para o professor.