Início > Meio Ambiente > Ecoponto encerra agosto com 16 toneladas de lixo recolhidas

Ecoponto encerra agosto com 16 toneladas de lixo recolhidas

Publicado em:  31/08/2023

Iniciativa da Prefeitura garante renda para catadores cadastrados

O Ecoponto do Barro Vermelho, que está em funcionamento desde junho, só neste mês de agosto arrecadou mais de 16,5 toneladas de resíduos entregues pelos gonçalenses cadastrados na campanha Limpa São Gonçalo, que é uma iniciativa da Secretaria de Conservação. Foram quase R$ 5 mil depositados nas contas digitais e que foram usados em comércios locais.

Desde a sua inauguração, o Ecoponto tem uma média de 140 pessoas cadastradas por mês. Desde junho, já são 405 pessoas que regularmente levam resíduos para serem trocados por dinheiro.

A unidade é responsável pela destinação correta de materiais recicláveis com o objetivo de minimizar os impactos ambientais negativos provocados pelo homem. Além disso, ajuda famílias que usam o dinheiro arrecadado para fazer compras em comércios locais.

O Ecoponto aceita materiais recicláveis de plásticos (garrafas PET, potes, embalagens de plástico em geral), papéis (jornais, revistas, folhetos, caixas de papelão, embalagens de papel), vidros (potes de alimentos, garrafas, copos, cacos de vidro), metais (latas de alumínio, latas de aço, pregos, tampas, panelas de alumínio, cobre, ferro), eletros (aparelhos de televisão, computadores, celulares, eletrodomésticos, rádios, geladeira, microondas), e óleo de cozinha vegetal usado.

Na sede do Ecoponto, os colaboradores ainda conseguem isenção para a retirada da segunda via de documentos como certidão de nascimento e identidade. Só em agosto, cerca de 100 solicitações foram emitidas pela Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de São Gonçalo.

O Ecoponto Barro Vermelho também vem fomentando o crescimento da economia circular solidária, já tendo repassado mais de R$ 9 mil para os cadastrados na conta digital.

Um dos beneficiados é o catador Lúcio Silva, de 58 anos. “A minha única renda é essa aqui. Eu fico dia e noite catando tudo que acho pela rua, nos comércios. Semana passada, eu consegui muita garrafa de vidro em uma festa. Isso garantiu a minha compra da semana. Comprei manteiga, arroz, café, alguns produtos de limpeza”, disse.

Foto: Julio Diniz