Início > Educação > Educação de São Gonçalo usa música como ferramenta de ensino

Educação de São Gonçalo usa música como ferramenta de ensino

Publicado em:  06/10/2023

Festival Reciclarte inclui formação continuada para professores

Com um trabalho voltado para o desenvolvimento dos alunos por meio da música, nesta sexta-feira (5), aconteceu o Festival Reciclarte, no Colégio Municipal Irene Barbosa Ornellas, no Jardim Catarina. O evento contou com uma formação continuada para professores de quatro escolas da rede municipal, além de atividades musicais e contação de histórias para os alunos.

A ação é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Educação da Prefeitura de São Gonçalo e o projeto Sinta o Som, do Instituto Brasileiro de Música e Educação.

Os participantes foram convidados a fazer música, em uma oficina para a construção de instrumentos musicais, a partir de material descartado. Além disso, os professores ganharam uma caixa de atividades, com diversos cards que sugerem músicas e exercícios pedagógicos para serem trabalhados em sala de aula.

“Essa parceria é maravilhosa para o município. Com a música, é possível desenvolver muitas habilidades nas crianças, além de ser muito divertido. Tenho tido um retorno muito positivo do projeto com os professores, que abraçaram o projeto e estão levando para o seu dia a dia de sala de aula uma educação lúdica e musical”, afirmou a subsecretária de Ações Pedagógicas, Ticiane Vinhaes.

O Sinta o Som é um programa completo de formação continuada e gratuita, que adota música e ludicidade para colaborar com a alfabetização e as mais diversas disciplinas escolares de crianças e jovens da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, matriculados na rede pública.

“Tivemos uma grande sinergia com a Rede Municipal de Educação de São Gonçalo porque essa rede acredita na força da arte, da música e da ludicidade como instrumentos para formação integral dos alunos. Estamos recebendo trabalhos incríveis dos professores, apresentando a integração, o engajamento e a alegria dos alunos diante das propostas pedagógicas do Sinta o Som, agora ampliadas por esses mestres, que reafirmam o seu compromisso em promover o espaço tempo escolar como um lugar marcado por aprendizagens recheadas de significado e muitas alegrias”, disse Moana Martins, diretora executiva do Instituto Brasileiro de Música e Educação.

Foto: Julio Diniz