Início > Educação > Escola do bairro Almerinda dá lições de solidariedade

Escola do bairro Almerinda dá lições de solidariedade

Publicado em:  29/05/2019

Os estudantes da Escola Estadual Municipalizada Bairro Almerinda tiveram uma experiência diferente, na última segunda-feira (27). A unidade visitou o Abrigo Cristo Redentor, no bairro Estrela do Norte, onde entregou as doações arrecadadas no projeto “Páscoa Solidária”. A escola conta com 330 alunos, divididos entre Educação Infantil e 1º Segmento (1º ao 5º ano do Ensino Fundamental). Participaram da visita as turmas do 5º ano das professoras Ana Carolina Teles da Silva (manhã) e Rosymere Martins da Silva (tarde).

“É com muito orgulho que nós vemos ações como essa do bairro Almerinda. Páscoa Solidária foi o tema de um Sábado Letivo, que integra o Calendário Escolar da Rede Pública Municipal de Ensino de São Gonçalo. São dias de produção, atividades pedagógicas e integração junto à comunidade escolar. A visita ao Abrigo Cristo Redentor foi um desdobramento das ações de solidariedade realizadas na escola, que frutificaram no amor levado pelos alunos aos idosos. Parabéns à escola, equipe diretiva, professores e alunos”, ressalta o secretário municipal de Educação, Marcelo Azeredo.

Segundo a diretora Isabel Mathias, o objetivo do projeto foi despertar o espírito de solidariedade e empatia nos alunos, além de valorizar os familiares da terceira idade. “Foi um dia muito especial e os alunos aprenderam direitinho a lição de solidariedade”, afirma Isabel.

Durante a visita, os estudantes conheceram as instalações do abrigo, conversaram com os idosos e com a fisioterapeuta Roberta. Eles puderam ver de perto os obstáculos e limitações enfrentados pelos idosos no dia a dia. “O encontro de gerações possibilitou a troca de conhecimentos e experiências”, completa Isabel.

A professora de Apoio, Carmen Lúcia de Almeida Carmo, também acompanhou os estudantes. “Os alunos ficaram impressionados com as informações e adoraram poder ajudar”, afirma Carmen, acrescentando que os idosos se mostraram felizes com as lembrancinhas entregues, que foram confeccionadas pelas próprias crianças. Também foram levados alimentos arrecadados no projeto.

Autor: Selma Nogueira