Início > Saúde > Espaço Rosa acolhe mais uma paciente na colocação de mega hair

Espaço Rosa acolhe mais uma paciente na colocação de mega hair

Publicado em:  09/05/2019

A equipe do Espaço Rosa vem realizando projetos e atividades com o intuito de trazer a autoestima nas pacientes com câncer. O projeto “Unidas Pela Vida” é o principal da equipe em acolher pacientes que estão ou já estiveram em tratamento de câncer, realizando diversas ações para as pacientes. A mais nova atividade, e que já presenteou mais de 20 mulheres, é a doação e colocação de mega hair através de uma parceria com um salão de beleza do município.

Atualmente, o grupo conta com mais de 160 pacientes. Nele existem pessoas em vários estágios de tratamento, até quem já se curou, que trocam experiências, desafios diários e desabafos.

“O Unidas Pela Vida é um grupo de apoio oncológico que criamos após identificar a dificuldade das pacientes em aceitar o processo e não conseguirem se expressar e dialogar com a família. Por ser um mundo novo, no qual se cria muitas dúvidas sobre quimioterapia, mastectomia, pós-cirúrgico, alimentação, além de muitas serem abandonadas pelo marido e ficarem sozinhas sem apoio. Decidi criar este grupo de apoio social, psicológico, onde elas trocam experiências, fazemos encontros, visitamos as que estão internadas ou operaram e doamos diversos utensílios para ajudar no cotidiano das pacientes e na autoestima das mesmas. Fazemos de tudo para aliviar esse momento tão difícil na vida de um paciente com câncer”, explica Patrícia Silva, coordenadora do Espaço Rosa.

Dentre os serviços disponibilizados pelo projetos estão: a doação de cestas básicas, a realização de micropigmentação da sobrancelha, o redesenho da auréola do bico do seio em parceria com um estúdio de tatuagem, a doação de lenços, a doação prótese de alpiste para as mamas, doação de perucas e a novidade que é a doação e colocação de mega hair.

A paciente de 32 anos, Joyce Martins, é moradora da Trindade e foi uma das agraciadas com a iniciativa. Ela conta um pouco da sua história e experiência no projeto.

“Descobri o meu câncer aos 30 anos durante o banho quando senti um caroço do tamanho de uma unha do dedo mindinho no meu seio direito. Fui ao médico no Espaço Rosa, fiz os exames de ultrassonografia e depois a biópsia. Ao ser constatado o câncer, fui encaminhada a um hospital de Rio de Bonito para fazer a cirurgia e o tratamento, com quimioterapia e radioterapia. Minha família me apoiou desde o início. Entretanto, sempre fui muito vaidosa e a perda dos cabelos era uma das coisas que mais me preocupava. Você se pergunta porque isso está acontecendo com você e o que fez para merecer tal coisa. Porém, quando entramos em tratamento e conhecemos outras histórias, ganhamos forças para a batalha. Foi aí que na primeira sessão de quimioterapia uma das meninas que fazia junto comigo me falou do grupo ”Unidas Pela Vida” e seus projetos. Cortei meus cabelos, que iam até a altura do quadril, quando a Patrícia Silva que me encheu de alegria ao dizer que confeccionaria uma peruca com meu próprio cabelo.Terminei o tratamento em novembro de 2018. Após, meu cabelo começou a crescer, ficando um pouco incômodo a peruca. Nessa época que entrou o projeto de mega hair com o estágio de crescimento dos fios iguais aos meus. O espaço rosa doa os cabelos e o salão faz a colocação dos fios, tudo de forma gratuita e com muito amor. O mega hair te possibilita maior mobilidade e devolve feminilidade às pacientes. Hoje, graças a Deus estou bem e faço exames periódicos. Estou muito feliz que comemorarei no domingo o meu primeiro Dia das Mães, pois estou grávida de 5 meses. Apesar de ser mais difícil depois de todo o tratamento que passei, fomos presenteados com essa surpresa maravilhosa”, declara Joyce.

Ainda complementa que a vida não para após o câncer e, como na sua situação que ficou grávida. Afirma que muitas coisas maravilhosas podem surgir após esse período e aconselha todas as mulheres. “O meu caso mostra que independente de não possuir casos genéticos e ter menos de 40 anos, não nos torna imunes ao câncer de mama. Devemos sempre estar alertas aos sinais que o corpo dá e, em caso afirmativo, manter fé e enfrentar o problema”, reitera.

Pode participar desse projeto qualquer mulher que esteja passando pelo estágio de quimioterapia e/ou radioterapia. Basta ser paciente do Espaço Rosa e entrar em contato com a coordenadora do projeto. O Espaço Rosa fica em anexo ao Hospital Luiz Palmier, na Praça Estephânia de Carvalho, s/n – Zé Garoto.

Autor: Raquel Muniz