Início > Cultura e Turismo > Fiéis mantêm tradição na confecção dos tapetes de Corpus Christi

Fiéis mantêm tradição na confecção dos tapetes de Corpus Christi

Publicado em:  20/06/2019

A celebração de Corpus Christi realizada nesta nesta quinta-feira (20), em São Gonçalo, contou com a participação de centenas de católicos, na missa, procissão e na confecção dos famosos tapetes coloridos. Considerada a maior da América Latina, com 1,5 quilômetros de extensão, a obra precisou de mais de 50 toneladas de sal, além de borra de café, pedrarias, tintas corantes e mais de 200 sacos de 100 litros de serragem. O tapete que é formado por 240 quadros ao longo das ruas Moreira Cesar, Feliciano Sodré e Nilo Peçanha, é Patrimônio Público Cultural e Religioso do Município.

Celebrada há 25 anos, a confecção dos tapetes de sal e a missa, levou às ruas da cidade mais de 50 mil pessoas. O prefeito José Luiz Nanci acompanhou todo trabalho realizado, desde a noite da última quarta-feira(19). “É o nosso maior espetáculo. Estou muito feliz em termos atuado neste evento que é uma grande demonstração de fé do povo católico”, declara.

O Arcebispo Metropolitano de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias, presidiu a Celebração Eucarística de Corpus Christi na Igreja Matriz de São Gonçalo. Em seguida os fiéis saíram em procissão. Segundo o vigário Episcopal Padre André Luiz Bastos, da Igreja Matriz de São Gonçalo, o sucesso do evento se deve ao trabalho em conjunto. “Gostaria de agradecer ao prefeito e aos secretários pela dedicação em torno do evento, estando presentes conosco na preparação do evento ao longo dos últimos cinco meses. Nesses dez anos de vicariato em São Gonçalo eu nunca tinha visto a rua tão cheia como ontem durante a confecção. O evento não aconteceria se não tivéssemos centenas de fiéis dispostos a virem realizar este trabalho”, avalia.

Com o tema “Fraternidade e Políticas Públicas”, 27 paróquias do município trabalharam temas voltados aos trabalhos sociais desenvolvidos pela igreja católica, como a Campanha da Fraternidade, Eucaristia, Família, Obras de Misericórdia, Sínodo da Amazônia, Nova Catedral Arquidiocesana e os 440 anos de São Gonçalo. Escolas da rede municipal de ensino confeccionaram cinco tapetes, são elas: E.M Ernani Faria, E.M Valeria de Mattos Fontes, Ciep Municipalizado Anita Garibaldi, E.M Leonor Corrêa e E.M Amaral Peixoto. Meninos residentes da Casa de Acolhimento e Cidadania (CAC), da secretaria municipal de Desenvolvimento Social, também confeccionaram um tapete.

Infraestrutura- A prefeitura montou todo um planejamento para organização do evento. Todo o efetivo da guarda municipal foi instalado nas ruas do Centro para organizar e desviar o trânsito. A Defesa Civil e a Cruz Vermelha atuaram no resgate de fiéis com necessidade de atendimento médico. A secretaria de Saúde baseou duas ambulâncias no percurso do tapete de sal e montou um contêiner com três leitos, com médicos e enfermeiros, no pátio da Igreja Matriz. Entre os 100 atendimentos, estavam casos de mau súbito, hipoglicemia, hipotensão, hiperglicemia e cefaleia. A secretaria de Infraestrutura e Urbanismo manteve equipe do departamento de limpeza urbana e varrição 24 horas nas ruas que receberam os tapetes. Banheiros químicos também foram instalados na região.

440 anos de São Gonçalo – As origens da paróquia de São Gonçalo de Amarante remontam à sesmaria, lote de terra doado por Portugal, de Gonçalo Gonçalves, obtida em 1579. A cidade se desenvolveu em torno do templo dedicado a São Gonçalo, sendo comemorados neste ano aos 440 anos do início da história de nosso município.

Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Foto: Lucas Alvarenga