Início > Guarda Municipal > Guarda Municipal recebe novas viaturas

Guarda Municipal recebe novas viaturas

Publicado em:  24/04/2023

Equipamentos serão utilizados em ações de patrulhamento nas vias públicas

O trabalho da segurança pública do município de São Gonçalo ganhou um importante reforço nesta segunda-feira (24). A Secretaria de Ordem Pública recebeu seis novas viaturas que irão auxiliar nas ações de patrulhamento da Guarda Municipal de São Gonçalo. Mais cinco viaturas serão entregues em breve, totalizando 11 veículos.

Com um efetivo de mais de 300 guardas municipais, os novos investimentos irão oferecer mais condições de trabalho à corporação, ampliando a presença dos agentes pelas vias públicas da cidade e oferecendo mais segurança aos gonçalenses.

“Qualquer evento que temos na cidade, em qualquer problema que existe na cidade, temos a guarda nas ruas, até mesmo apoiando o 7º Batalhão em operações. Hoje, vemos a Guarda nas ruas e é muito importante que a população veja que realmente nós estamos incluídos no aspecto da segurança pública do município. Quero agradecer ao senador Flávio Bolsonaro, que nos recebeu quando estivemos em Brasília e colocou essa emenda parlamentar aqui para a cidade, para adquirir essa onze viaturas”, disse o prefeito Capitão Nelson.

A aquisição das novas viaturas foi possível através de convênio com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, firmado em janeiro do ano passado. Por meio do convênio, o município adquiriu 11 viaturas, mas nesse primeiro momento, seis viaturas foram entregues. Foram aplicados R$ 1.233.870,00 (um milhão duzentos e trinta três mil e oitocentos e setenta reais) na compra dos novos veículos, com investimentos de R$ 233.870,00 pelo município e R$ R$ 1 milhão destinado para São Gonçalo através de emenda parlamentar do senador Flávio Bolsonaro.

O secretário de Ordem Pública, tenente coronel Marcio Ribeiro, afirmou que os novos equipamentos irão garantir maior efetividade dos guardas municipais pelas vias públicas de São Gonçalo.

“Entendemos que, para a realização de um trabalho mais eficaz, é necessário oferecer uma estrutura melhor para a corporação. A renovação da frota irá valorizar e dar mais capacidade de resposta à população, através das ações de patrulhamento que já são realizadas diariamente pela Guarda Municipal”, disse o secretário.

Atualmente, a Guarda Municipal atua com patrulhamento preventivo, orientação e controle de trânsito, ações de proteção ambiental e rondas ostensivas, além de fornecer apoio durante ações fiscalizatórias da Secretaria de Ordem Pública.

“Essa é uma conquista para a cidade. Quando estivemos em Brasília, fomos muito bem recebidos pelo senador Flávio Bolsonaro. Pedimos esse recurso para que a gente pudesse ocupar melhor nossa Guarda Municipal e o senador prontamente atendeu a esse pedido da cidade de São Gonçalo, do prefeito Capitão Nelson e de toda a corporação”, disse o deputado estadual Douglas Ruas.

Considerando o Plano Municipal de Segurança Pública, as novas viaturas serão empregadas no ordenamento e fiscalização de trânsito, apoiando a Secretaria de Assistência Social nas abordagens sociais às pessoas em situação de vulnerabilidade social e também nas rondas pelas escolas do município, fortalecendo as ações de prevenção e resolução pacífica de conflitos.

O Grupamento de Proteção Ambiental (Gpam) , que atua em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em especial o setor de áreas verdes, também poderá contar com o novo reforço de veículos.

O vereador Alexandre Gomes também prestigiou a entrega dos veículos.

Foto: Luiz Carvalho