Início > Saúde > Idoso reencontra família após auxílio de profissionais da Saúde

Idoso reencontra família após auxílio de profissionais da Saúde

Publicado em:  28/07/2017

Uma ação proativa e de integralidade, entre diversos serviços da Secretaria de Saúde de São Gonçalo, trouxe alívio para uma família do bairro Vila Americana, em Nova Iguaçu, que procurava desde o último domingo (23), o idoso Severino Apolônio Vieira, 68 anos, portador de esquizofrenia.

Na última quarta-feira (26), Severino reencontrou o irmão e a filha, que chegaram à emergência psiquiátrica do Hospital Luiz Palmier, no Zé Garoto, após quatro horas de viagem, entre ônibus e trem.

“Há um tempo ele já não queria mais tomar o remédio, mas nunca chegou a desaparecer. Levamos um susto, no próprio domingo começamos a procurá-lo e fizemos um boletim de ocorrência. Quando recebemos a ligação (da Prefeitura de São Gonçalo) foi um alívio”, explica a filha do idoso, Glaziane Elisabeth Vieira, 24 anos.

Como ele conseguiu, sozinho, chegar a São Gonçalo sem dinheiro e documentos ninguém descobriu, contudo, sabe-se que Severino percorreu mais de 60 quilômetros entre as cidades. Ele foi encontrado nas margens da Avenida Eugênio Borges, no bairro Arsenal, e socorrido pelos profissionais da Unidade Básica de Saúde Adão Pereira Nunes, no mesmo bairro.

Após o acolhimento do idoso, ocasião na qual recebeu cuidados e acompanhamento médico, o empenho dos profissionais resultou na descoberta sobre o paradeiro da sua família, em apenas 48 horas.

“Pela manhã, um comerciante me chamou para avisar que o idoso estava desorientado, atravessando a pista, que é perigosa, de um lado a outro. O acolhemos na unidade de saúde e começamos a buscar outros serviços para conseguirmos descobrir de onde ele tinha vindo. A partir daí vários serviços da Secretaria de Saúde foram envolvidos e, juntos, com o trabalho em equipe, a família foi encontrada”, explica a enfermeira Thizia Brito, que retirou o paciente da rua e levou para a unidade de saúde.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Dimas Gadelha, o olhar diferenciado e a vontade de ajudar o próximo foi o diferencial para que o idoso pudesse reencontrar sua família. “É mais uma pessoa que retorna ao seio familiar com a ajuda de profissionais de saúde. Mesmo com obstáculos e incertezas fizeram tudo para ajudar este senhor. Isso é um ato de amor e solidariedade”, avalia.

Após o reencontro, o idoso logo reconheceu os familiares e disse que veio para São Gonçalo de bicicleta. Um carro do serviço de Transporte Fora de Domicílio (TFD) de São Gonçalo, junto com uma assistente social, levou toda a família para Nova Iguaçu. Também foi realizada uma referência ao município para que seja realizada a manutenção da linha de cuidado em saúde do idoso.

“Essa integralidade levou ao êxito da ação, que foi emocionante para todos que participaram. Com a grande mobilização das equipes, em apenas 48 horas, encontramos a família e ele pode voltar ao lar. Isso é gratificante, essas experiências produzem transformações na vida das pessoas”, conta a subsecretária de Atenção Básica, Maria Auxiliadora Rodrigues.

O trabalho em conjunto teve a participação dos profissionais da Unidade Básica de Saúde Adão Pereira Nunes, Coordenação Municipal do Idoso, Consultório na Rua, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Emergência Psiquiátrica do Hospital Dr. Luiz Palmier, Transporte Fora de Domicílio (TFD) e da Polícia Civil de Queimados.

Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Foto: Girley Oliveira