Início > Meio Ambiente > Lagartos raros nascem na APA Estâncias de Pendotiba

Lagartos raros nascem na APA Estâncias de Pendotiba

Publicado em:  17/10/2023

Acompanhamento e soltura dos animais são realizados por equipes do Meio Ambiente e da ASAS

O nascimento de oito lagartos Papa-vento-verde (Polychrus marmoratus) na Área de Soltura de Animais Silvestres (ASAS) da APA Estâncias de Pendotiba, em São Gonçalo, vem sendo motivo de comemoração para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e equipes que atuam no local. Trata-se da reprodução de uma espécie rara, que ocorre em uma das áreas de conservação da natureza do município, com todo acompanhamento e cuidados para reinserção no meio ambiente. A última eclosão de ovo aconteceu na tarde desta segunda-feira (16).

A mãe dos pequenos lagartos foi encontrada no mês de março, também na APA, onde passou a ser acompanhada por uma equipe especializada de veterinários e biólogos da ASAS e da Secretaria de Meio Ambiente. A descoberta que ela carregava consigo os ovos foi feita no início de abril, quando o lagarto foi submetido a exames de imagem no Hospital Veterinário Professor Firmino Marsico Filho (Huvet), em Niterói. O exame foi realizado pelas equipes que atuam na ASAS e na Universidade Federal Fluminense (UFF).

“Quando aumentamos o percentual de áreas protegidas por legislação específica de 4% para 19%, e criamos a Área de Soltura de Animais Silvestres (ASAS), tínhamos o objetivo de ampliar e proteger a casa dos nossos animais. Agora temos a certeza que todo sacrifício valeu a pena”, comemora o biólogo e subsecretário de Meio Ambiente da Prefeitura de São Gonçalo, Glaucio Brandão.

Após serem protegidos, por cerca de cinco meses, os ovos finalmente eclodiram, o que foi motivo de muita satisfação para os servidores, que puderam acompanhar de perto todo o ciclo que deu origem aos mais novos habitantes da APA de Maria Paula. O processo foi observado de forma inédita pelos veterinários Bernardo de Paula, Gisela Farias, Pedro Alfazema e toda a equipe de estagiários da universidade Estácio de Sá, que monitoravam a mãe e os ovos.

“Tivemos a oportunidade única de monitorar essa espécie e seus raros filhotes por vários meses. Todos os filhotes que nascem, são pesados e medidos antes de realizarmos a soltura”, explicou o veterinário Pedro Alfazema da Universidade Estácio de Sá.

Assim que nascem, os filhotes já são diretamente inseridos no seu habitat natural, enriquecendo ainda mais as áreas de conservação de Mata Atlântica presentes na cidade e coroando um trabalho frequente preservação e investimentos feitos nas áreas de floresta de São Gonçalo.

Espécie raramente encontrada no Rio, por conta de seus hábitos, o lagarto papa-vento-verde também muda de cor quando ameaçado e costuma frequentar árvores altas.

No Brasil, o lagarto é encontrado na Floresta Amazônica, nos estados da região Norte e nos estados do Maranhão, Mato Grosso e Rondônia e de forma disforme, na Mata Atlântica e brejos de altitude na região Sudeste. O lagarto distribui-se também em outros países da América do Sul, como Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Suriname, Guiana Francesa e no Caribe, em Trinidad e Tobago.

Foto: Luiz Carvalho