Início > Meio Ambiente > ‘Limpa Rio’ inicia dragagem do Rio Alcântara

‘Limpa Rio’ inicia dragagem do Rio Alcântara

Publicado em:  07/11/2023

Programa é fundamental para reduzir os impactos das chuvas

Uma parceria entre a Prefeitura de São Gonçalo e o Governo do Estado do Rio de Janeiro, através do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), vai garantir a dragagem do Rio Alcântara. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira, durante visita técnica ao local, que contou com a presença do vice-governador do Estado do Rio de Janeiro, Thiago Pampolha, e do secretário de Estado das Cidades, Douglas Ruas. Eles foram recebidos pelo prefeito Capitão Nelson.

A limpeza foi definida a partir da vistoria realizada no local, por técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que também contou com a presença do secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de São Gonçalo, Carlos Afonso.

Ficou definido que um importante trabalho vai recuperar as margens e espelhos d’água do Rio Alcântara, para evitar os transtornos ocasionados por alagamentos decorrentes das chuvas. Serão retirados 105 metros cúbicos de resíduos ao longo de cinco quilômetros de extensão do rio.

O prefeito Capitão Nelson disse que a parceria com o Estado está trazendo muitos benefícios para a cidade.

“São Gonçalo está recebendo a atenção que sempre mereceu. O Estado está nos ajudando a transformar a cidade com grandes obras de infraestrutura, pavimentação e o programa Limpa Rio. Essa dragagem no Rio Alcântara, o maior rio que corta a cidade, vai ser mais um importante passo para a gente prevenir as enchentes nos períodos chuvosos”, disse o prefeito.

O vice-governador Thiago Pampolha destacou a necessidade de uma limpeza mais profunda no Rio Alcântara.

“São quase cinco quilômetros de extensão de um rio que é essencial para o município de São Gonçalo. Mas essa vulnerabilidade à poluição é um perigo, porque, em períodos chuvosos, ele se torna uma ameaça às pessoas que moram próximo. Mas vamos realizar essa dragagem com as máquinas apropriadas”, disse.

O vice-governador também explicou que a limpeza contará com a força da mão-de-obra braçal, para dar suporte ao trabalho nos trechos do rio onde as máquinas não conseguem entrar. Nestes locais, os funcionários do Inea irão executar a limpeza e retirada de resíduos manualmente.

Pampolha ainda destacou que a limpeza do Rio Alcântara também é importante para as obras de implantação do MUVI – Mobilidade Urbana Verde Integrada, um corredor viário que corta vários bairros da cidade, inclusive Alcântara.

“São duas frentes de trabalho distintas, mas sincronizadas, a fim de garantir que a população de São Gonçalo seja beneficiada com dois projetos que irão proporcionar maior conforto e segurança.

O secretário de Estado das Cidades, Douglas Ruas, falou sobre a luta junto aos moradores para conseguir melhorar a cidade.

“Nós batalhamos muito, desde que eu era secretário aqui em São Gonçalo, para conseguir essa parceria com o Estado. Agora, como secretário das Cidades, a nossa batalha continua ainda mais forte. É uma conquista muito importante para a nossa cidade. Vai beneficiar os moradores que estão próximos ao rio, em especial quem vive no Jardim Catarina, e também toda a população que sofre com as enchentes”, explicou.

O Programa Limpa Rio é uma ação do governo estadual que tem o objetivo de  realizar a manutenção e limpeza dos leitos e margens de corpos hídricos no Estado do Rio de Janeiro. Ao retirar os resíduos, que acabam impedindo a passagem da água em alguns pontos, o fluxo normal do rio é facilitado evitando que o nível da água se exceda.

MUVI – O vice-governador Thiago Pampolha, o secretário de Estado das Cidades, Douglas Ruas, e o prefeito Capitão Nelson também estiveram no canteiro de obras do MUVI – Mubilidade Urbana Verde Integrada, a maior intervenção viária de São Gonçalo, que trará melhorias não apenas para o trânsito, mas irá revitalizar vários bairros com ações de paisagismo e urbanismo, entre Neves e Guaxindiba.

O grupo percorreu o trecho 2, entre os bairros do Porto Velho e Camarão, onde estão sendo realizadas as obras. O MUVI é uma parceria com a Prefeitura de São Gonçalo, responsável pela elaboração e apresentação do projeto ao governo estadual, que irá investir cerca de R$ 262 milhões nas obras.

O MUVI foi concebido para priorizar e modernizar o transporte público coletivo e estimular o uso de bicicletas, com a construção da ciclovia ao longo do corredor expresso. Está sendo construído novo corredor viário, com pistas preferenciais para ônibus, e ciclovia, cortando um trecho de 18 quilômetros do município, que também receberá uma série de  intervenções urbanísticas.

À Prefeitura coube, ainda, como contrapartida, as desapropriações ao longo do trecho onde serão construídos o corredor viário, a ciclovia e espaços de convivência, com paisagismo e requalificação do trajeto, com intervenções urbanísticas que incluem novas calçadas, novo terminal rodoviário.

Foto: Renan Otto